Seguir o O MINHO

Futebol

Preud’homme: “Vitória é uma equipa completa”

1.ª jornada do Grupo F da Liga Europa

em

Foto: Divulgação

O treinador dos belgas do Standard de Liège, Michel Preud’homme, afirmou hoje que deseja o “melhor resultado possível” frente ao Vitória SC, equipa que considerou “completa”, na primeira jornada do Grupo F da Liga Europa de futebol.

Conhecido no futebol português pelas cinco épocas em que defendeu as redes do Benfica – cumpriu 199 jogos entre 1994/95 e 1998/99 -, o treinador, de 60 anos, realçou que o seu conjunto vai encarar a fase de grupos “jogo a jogo”, a começar pelo primeiro, frente a um adversário que considerou ter valia técnica e física.

“É uma equipa completa, capaz de se organizar, mas também de se projetar no ataque, graças a laterais ofensivos. É uma equipa técnica, mas também física”, observou, na conferência de imprensa de antevisão ao duelo de quinta-feira, decorrida no Estádio Maurice Dufrasne, em Liège.

Atual líder do principal campeonato belga, com 15 pontos após sete jornadas, o Standard quer também somar o “máximo possível” de pontos no Grupo F, mesmo ciente da “qualidade dos adversários”, acrescentou o técnico.

“No ano passado, tínhamos [no grupo J] Sevilha [Espanha] e Krasnodar [Rússia], que muitos subestimaram. Agora, temos Arsenal [Inglaterra] e Eintracht Frankfurt [Alemanha]. O Standard e o Vitória são os ‘outsiders’. Mas subimos do pote quatro para o três [no sorteio], numa evolução para continuar a crescer na Europa”, salientou.

Na segunda época seguida pelo clube onde iniciou a carreira de jogador, Michel Preud’homme reconheceu ainda que o médio Selim Amallah, lesionado, está indisponível para o reencontro entre belgas e portugueses 24 anos depois – os vitorianos ultrapassaram então a primeira ronda da Taça UEFA, com um triunfo caseiro (3-1) e um 0-0 em Liège.

“Ele treinou com o plantel, mas admitiu que não estava a 100%. Existem outras soluções no grupo, e é melhor não arriscar”, realçou.

Um dos 21 convocados dos belgas, o ponta de lança Renaud Emond, lembrou que o Standard venceu todos os jogos em casa na fase de grupos de 2018/19, mas realçou que a sua equipa está, para já, somente concentrada em derrotar o Vitória.

O Vitória SC, 10.º classificado da I Liga portuguesa, e o Standard de Liège, primeiro da I Liga belga, defrontam-se no Estádio Maurice Dufrasne, em Liège, a partir das 18:55 locais (17:55 em Lisboa), em jogo que vai ser arbitrado pelo russo Sergei Ivanov.

Anúncio

Futebol

Benfica segura liderança da I Liga com goleada no terreno do Boavista

À 13.ª jornada

em

Foto: Twitter

O Benfica venceu hoje no terreno do Boavista, por 4-1, em jogo da 13.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e aumentou provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre o FC Porto, segundo classificado.

No Estádio do Bessa, no Porto, Carlos Vinicius deu vantagem aos ‘encarnados’, aos 34 minutos, o sérvio Stojiljkovic empatou para os ‘axadrezados’, aos 44, o argentino Franco Cervi voltou a adiantar os campeões nacionais, aos 52, a passe do avançado brasileiro, que chegaria aos 10 golos na competição, aos 62. O médio Gabriel fixou a goleada, aos 90+2.

Com este triunfo, o 10.º seguido, o Benfica segurou o primeiro lugar, com 36 pontos, mais cinco do que o FC Porto, que visita o Belenenses, no domingo, enquanto o Boavista permanece no quinto posto, com os mesmos 18 pontos do Sporting de Braga, que visita o Desportivo das Aves, no sábado.

Continuar a ler

Futebol

Nuno Manta Santos acredita que pode causar desconforto ao SC Braga

Antevisão da 13.ª jornada

em

Foto: Twitter

O treinador Nuno Manta Santos desejou, esta sexta-feira, que o lanterna-vermelha Desportivo das Aves mostre atrevimento na receção ao Sporting Clube (SC) de Braga, no sábado, em jogo da 13.ª jornada da I Liga de futebol.

“O Braga tem muitas soluções ofensivas, ataca bem a profundidade e é a equipa com mais cruzamentos efetuados no campeonato. Com a nossa humildade e agressividade ofensiva vamos tentar evitar que esteja confortável. Podemos não atacar muitas vezes, mas temos de visar a baliza contrária no momento certo”, observou o técnico, em conferência de imprensa.

Com onze derrotas em doze rondas, que perfazem o pior arranque na I Liga desde 1990/91, o clube do concelho de Santo Tirso vai enfrentar um conjunto minhoto em retoma na prova, panorama que leva Nuno Manta Santos a antecipar ainda mais dificuldades.

“Gostava de apanhar o Braga depois de uma competição europeia. Nesses ciclos há sobrecarga de jogos e os jogadores têm dificuldades em estarem mentalmente disponíveis para um novo desafio. Mas com este intervalo desde o último jogo [na segunda-feira, em que venceu o Rio Ave por 2-1] dá para recuperar muito melhor”, observou.

Para contrariar o “favoritismo” arsenalista, o treinador recomendou que os avenses acreditem “no processo desenvolvido dia após dia” e eliminem “alguns erros individuais e coletivos” cometidos no desaire em Moreira de Cónegos, na jornada anterior (3-2).

“Há que dar mérito ao adversário pela forma como provoca o nosso erro, mas temos de estar muito mais vivos. O objetivo é defender cada vez melhor e construir situações de finalização, porque a aleatoriedade do jogo pode dar origem a um golo”, vaticinou.

Apesar da desvantagem de oito pontos para a ‘linha de água’, após o primeiro terço do campeonato, Nuno Manta Santos acredita que o Desportivo das Aves “tem muito mais a ganhar do que a perder neste momento”, direcionando a “crença” do grupo para a conquista de metade dos 66 pontos ainda em disputa.

Nas cinco receções aos bracarenses para o campeonato, os avenses venceram os dois duelos inaugurais e perderam os últimos três, sem terem concretizado qualquer golo.

O Desportivo das Aves, 18.º e último colocado, com três pontos, recebe o Sporting de Braga, na sexta posição, com 18, no sábado, em jogo com início às 20:30.

Continuar a ler

Futebol

Jovane Cabral (Sporting) recuperado para encontro frente ao Moreirense

Futebolista tinha sido detido por conduzir sem habilitação

em

Foto: Divulgação / SCP

O avançado Jovane Cabral integrou esta sexta-feira, sem limitações, a parte inicial do treino do Sporting, que está a preparar o jogo com o Moreirense, da 13.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Após ter participado na fase inicial da sessão, Jovane Cabral realizou trabalho específico com um dos fisioterapeutas do Sporting, de acordo com a informação divulgada no sítio oficial do clube lisboeta na Internet.

O Sporting, quarto classificado no campeonato, com 20 pontos, recebe no domingo o Moreirense, 11.º posicionado, com 14, em jogo da 13.ª ronda da prova, com início às 17:30, no estádio José Alvalade, em Lisboa.

Continuar a ler

Populares