O Presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, vai estar em Lisboa no dia 18 de novembro, após a deslocação à COP27, confirmaram à Lusa fontes diplomáticas.
Lula da Silva, que juntamente com a sua equipa prepara desde segunda-feira o processo de transição, deverá chegar entre 14 e 15 de novembro ao Egito, para participar na 27.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP27).
O Presidente eleito brasileiro, disseram à Lusa fontes diplomáticas, viaja a 18 de novembro para Lisboa.
Fontes do executivo português já tinham admitido à Lusa a possibilidade de Lula da Silva se encontrar em Lisboa com o primeiro-ministro, António Costa.
Também está previsto um encontro com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Luiz Inácio Lula da Silva ganhou as eleições presidenciais de 30 de outubro por uma margem estreita, recebendo 50,9% dos votos, contra 49,1% para Jair Bolsonaro, que procurava um novo mandato de quatro anos.
Portugal contabilizou mais de 23.000 votos para Lula na segunda volta que ocorreu no último dia 30 de outubro. A visita do presidente eleito é um aceno ao fortalecimento das relações dos dois países. Jair Bolsonaro nunca visitou Portugal durante o seu mandato.
Lula da Silva assumirá novamente a Presidência do Brasil em 01 de janeiro de 2023 para um terceiro mandato, após ter governado o país entre 2003 e 2010.