Presidente do Tribunal de Contas admite auditoria às urgências hospitalares

Crise na Saúde
Presidente do tribunal de contas admite auditoria às urgências hospitalares
Foto: DR / Arquivo

O presidente do Tribunal de Contas (TdC), José Tavares, admitiu hoje que, no futuro, venha a ser realizada “uma auditoria aos serviços de urgências hospitalares”, numa entrevista à Antena 1 e Jornal de Negócios.

“É possível que isso aconteça”, afirmou José Tavares, explicando que o tribunal está a preparar o próximo plano de atividades, que essa é uma das áreas possíveis a escrutinar.

“Quando desenvolvemos ações de fiscalização, fazemo-lo de acordo com critérios muito bem ponderados”, disse, e o ” tribunal não pode organizar e planear as suas ações de acordo com problemas conjunturais que surgem hoje mas para a semana não existem”.

Num momento em que as urgências fazem notícia, com o fecho, parcial ou total, de urgências obstetrícias por falta de médicos, José Tavares afirmou que pode vir a “acontecer que o tribunal, no seu planeamento, delibere em plenário geral realizar uma auditoria aos serviços de urgências hospitalares”.

A Saúde, admitiu ainda, tem problemas estruturais, é um setor difícil, que envolve muitos recursos e interesses e que precisa de organização.

Na entrevista, o presidente do TdC afirmou vai apresentar dentro de um mês o segundo relatório com a apreciação sobre a contratação publica realizada até agora no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que já está a acompanhar a execução de alguns dos contratos.

E até 15 de julho, o tribunal vai apresentar o segundo relatório sobre o Novo Banco.

Ao Tribunal de Contas cabe “fiscalizar a legalidade e regularidade das receitas e das despesas públicas”, dar “parecer sobre a Conta Geral do Estado e sobre as Contas das Regiões Autónomas”, além de “apreciar a gestão financeira pública”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
“havemos de ir a viana” vence prémio num dos maiores festivais mundiais de turismo

“Havemos de ir a Viana” vence prémio num dos maiores festivais mundiais de turismo

Próximo Artigo
Pedro pichardo terceiro na liga de diamante de paris, liliana cá sétima

Pedro Pichardo terceiro na Liga de Diamante de Paris, Liliana Cá sétima

Artigos Relacionados