Seguir o O MINHO

Futebol

Presidente do Sporting e Governo abordam tema da violência no desporto

Frederico Varandas considera violência no desporto um “problema da sociedade portuguesa”

em

Foto: DR

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, vai reunir-se, esta quarta-feira, com o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, e com o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, sobre a violência no desporto.


Em comunicado, o Ministério da Administração Interna anunciou a marcação da reunião, que vai ocorrer “a pedido do Sporting”.

“O tema da segurança no contexto desportivo tem vindo a ser acompanhado pelo Ministério da Administração Interna e pelo Ministério da Educação, em constante diálogo e articulação com as diferentes entidades com responsabilidades na matéria, nomeadamente clubes e associações desportivas”, lê-se no comunicado.

O Sporting tem considerado que a violência no desporto é um “problema da sociedade portuguesa”, apelando, de forma recorrente, à intervenção do Estado nestas situações.

“Não é já apenas um problema do Sporting, é também um problema do futebol português, é também um problema do Estado Português e não há mais tempo, nem mais pretextos, para que se continue a assobiar para o lado perante as evidências e perante os gravíssimos sinais que todos podem observar”, escreveu o clube, num comunicado sobre os insultos de que equipa de futebol foi alvo em Ponta Delgada, antes da visita ao Santa Clara.

No dia seguinte, em 17 de dezembro de 2019, o secretário de Estado da Juventude e Desporto (SEJD) disse compreender “alguma insatisfação” do presidente do Sporting, Frederico Varandas, ressalvando que “são matérias do foro interno dos próprios clubes”.

João Paulo Rebelo referiu que “a mensagem, muitas vezes difundida, de que há inação do Estado, não ajuda” e garantiu que “não há inação, as instituições funcionam e estão a fazer o seu trabalho”.

A reunião foi agendada para, esta quarta-feira, pelas 10:30, no Ministério da Administração Interna, em Lisboa.

Anúncio

Futebol

Árbitro de Barcelos no FC Porto-Sporting

João Pinheiro é de Viatodos

em

Foto: FPF

O árbitro João Pinheiro, de Viatodos, concelho de Barcelos, foi o escolhido pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o jogo entre o FC Porto e o Sporting, da 32.ª jornada da I Liga portuguesa, foi hoje anunciado.

João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga, vai ter como auxiliares Bruno Rodrigues e Luciano Maia, com Iancu Vasilica a ser o quarto árbitro, enquanto o videoárbitro será Artur Soares Dias.

O jogo entre o FC Porto e o Sporting está agendado para quarta-feira, às 21:30, no estádio do Dragão, numa partida em que os ‘dragões’ apenas necessitam de um ponto para se sagrarem campeões nacionais.

João Pinheiro, de 32 anos, é advogado e vai orientar quarta-feira no Dragão o seu terceiro clássico, curiosamente entre as mesmas equipas do FC Porto e do Sporting.

O primeiro clássico remonta à Taça de Portugal de 2017/18, em que o FC Porto venceu o Sporting (1-0), e o segundo à final da Taça da Liga de 2018/19, em que os ‘leões’ conquistaram o troféu no desempate por grandes penalidades (3-1, após 1-1).

Esta época, João Pinheiro já dirigiu 22 jogos nas competições nacionais, cruzando-se por duas vezes com o Sporting, na derrota em Alvalade com o Rio Ave (2-3), em 31 de agosto de 2019, e na vitória dos ‘leões’ por 4-2 em casa do Portimonense, para a Taça da Liga, em 21 de dezembro de 2019.

O árbitro internacional vai dirigir esta época pela terceira vez o FC Porto, depois de ter arbitrado o empate a 1-1 com o Belenenses SAD, em Lisboa, em 08 de dezembro, para a I Liga, e o jogo entre Académico Viseu e os ‘dragões’, da primeira mão da meia-final da Taça de Portugal, que terminou com o mesmo 1-1.

Continuar a ler

Futebol

Internacional portuguesa Rute Costa troca SC Braga pelo Famalicão

Futebol feminino

em

Foto: SC Braga / Arquivo

A internacional portuguesa Rute Costa assinou um contrato de uma temporada com o Famalicão, informou hoje a equipa da liga portuguesa feminina de futebol.

A guarda-redes, de 26 anos, deixa ao fim de quatro temporadas o Sporting de Braga, onde conquistou um campeonato português, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.

Rute Costa tem quatro internacionalizações pela seleção portuguesa, duas das quais no Europeu de 2017, que marcou a estreia de Portugal em grandes competições.

Aquando do cancelamento das competições, devido à pandemia de covid-19, o Famalicão liderava a II divisão e garantiu a subida de divisão.

Continuar a ler

Futebol

Ida ao banho de Vítor Oliveira custa 2.550 euros ao Gil Vicente

Multa

em

Foto: DR / Arquivo

O Gil Vicente foi multado em 2.550 euros pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, devido à ausência do treinador Vítor Oliveira na flash-interview no final da partida frente ao Vitória SC.

A equipa de Barcelos enviou o treinador adjunto Mário Nunes, justificando a decisão com o facto de Vitor Oliveira ter sido levado “para debaixo dos chuveiros na comemoração da vitória que garantiu a manutenção, estando este completamente encharcado”.

O Conselho de Disciplina acabou por multar o Gil Vicente por incumprimento do artigo 91, nº.1, alínea c, do regulamento de competições, que define que a flash-interview “tem a participação obrigatória de dois elementos de cada equipa, designadamente, o treinador principal e um jogador”.

O Gil Vicente venceu na quinta-feira na visita ao Vitória SC, por 2-1, na 31.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com a equipa de Barcelos a marcar dois golos nos descontos e a garantir a manutenção.

Continuar a ler

Populares