Presidente de Amares promete concretizar quatro obras estruturais

Manuel Moreira tomou posse
Presidente de amares promete concretizar quatro obras estruturais

O presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, hoje empossado para um terceiro mandato, prometeu aos amarenses concretizar quatro “obras emblemáticas”: a requalificação do centro urbano da vila, a construção de um pavilhão multiusos, a intervenção no monte de S. Pedro de Fins e a criação da praia fluvial da Ombra.

Falando na cerimónia de posse, o autarca, eleito por uma coligação entre PSD e CDS, afirmou que continuará “a apostar na educação e na área Social e da Saúde como pilares da democracia, mantendo as medidas de capacitação das pessoas mais vulneráveis, e a justiça social como um imperativo diário de ação”.

“O Município continuará a disponibilizar bolsas de estudo para o ensino superior, transporte gratuito dos alunos do pré-escolar até 12º ano; confeção das refeições nas seis cantinas escolares; distribuição gratuita de livros aos alunos do 1º ciclo; projetos de promoção do sucesso educativo e de literacia financeira”, afirmou.

Nas últimas eleições, a coligação obteve maioria absoluta, quatro mandatos, contra três do PS.

A Assembleia Municipal continua a ser presidida por João Januário Barros.

Habitação digna

Na ocasião, o autarca comprometeu-se, ainda, a “manter o programa de habitação digna e apoio às rendas, a dinamização do banco de recursos local – Arca dos Sonhos e a comparticipação na medicação dos idosos”.

O Município – revelou – avançará, ainda, com um projeto novo na área da saúde mental, para dar resposta às consequências psicológicas provocadas pela pandemia.

Ao nível do ambiente e qualidade de vida, – acrescentou – “vamos lutar pela Execução da rede de saneamento básico de Figueiredo a Bouro e concluir o trabalho de interligação dos depósitos de água para resolver definitivamente o problema da falta de água que há tantos anos afeta os amarenses, sobretudo no verão.

No que toca à Recolha de Resíduos disse que serão introduzidas mudanças que, de forma experimental, incluem um circuito de recolha de lixo porta a porta nas freguesias urbanas.

Presidente de amares promete concretizar quatro obras estruturais
Manuel Moreira. Foto: Luís Moreira / O MINHO

Ecovia do Cávado

Manuel Moreira disse, também, que a Autarquia vai continuar a apostar na semana da Juventude e Associativismo e na promoção do desporto para todos.

“Temos em mãos a candidatura da Ecovia do Cávado e estamos a trabalhar na criação de melhores condições nas zonas de lazer fluviais em várias freguesias. Apesar de ainda não termos conseguido financiamento, continuaremos a defender a Criação da Praia Fluvial da Ombra”, referiu.

E prosseguindo, adiantou: “Nestes quatro anos, continuaremos a apostar na melhoria dos equipamentos desportivos e de laser:
Vamos dar início, no primeiro trimestre do próximo ano, às obras da piscina municipal coberta.Estamos a trabalhar no projeto de um polidesportivo municipal, a realizar na Vila de Amares em terrenos anexos às atuais piscinas municipais. Temos identificada a necessidades de Ampliação das áreas anexas à Piscina Municipal de Caldelas e melhoramentos dos espaços existentes na Piscina Municipal de Amares, estruturas de referência, com crescente procura que necessitam de acompanhar a evolução e as expectativas dos utilizadores”.

Requalificação do Largo da Feira

O urbanismo, a rede viária e a mobilidade estarão também no centro das prioridades deste mandato. Vamos proceder à reorganização e requalificação do Largo da Feira semanal e temos como objetivo a requalificação de duas vias fundamentais: a estrada que liga Dornelas a Paredes Secas e a Estrada que liga Bouro ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia.

Concluiremos as negociações com privados para criação de um Parque Urbano em Ferreiros, nos terrenos anexos à Praça do Comércio, projeto que temos vindo a acompanhar no último ano e que vai dar uma nova vida à malha urbana e ligar as Escolas EB23 e Secundária.

Ao nível do turismo e património a Revitalização do Complexo Termal de Caldelas, após a compra do imóvel, terá toda a energia e empenho imediato por parte da autarquia, já que se trata de uma riqueza inquestionável do concelho que pode alavancar outros setores económicos essenciais.

Nos próximos anos teremos também em curso a realização da obra de recuperação do património anexo ao Mosteiro de Bouro Sta. Maria e a criação de centro interpretativo, numa candidatura já aprovada.

Após a intervenção nos acessos, vamos continuar os esforços necessários para a Requalificação e embelezamento do espaço envolvente no monte S. Pedro de Fins.

Acompanharemos a conclusão da reabilitação dos espaços exteriores envolventes ao Santuário da Senhora da Abadia e criação de uma Loja de Turismo com vista a uma qualificação cada vez maior das ofertas turísticas.

Museu Rural

A concluir, anunciou que, “nos próximos meses vamos ainda lançar o processo para requalificação da arte Sacra dos Calvários da Abadia. Acompanhamos, também, em fase adiantada, o processo de candidatura para Criação de um Museu Rural / Centro interpretativo do Urjal, sendo que o município já adquiriu o imóvel para o efeito.

Brevemente veremos também surgir uma unidade hoteleira no Mosteiro de Rendufe, com uma nova vida para este imóvel que todos nós tanto estimamos e ansiamos”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Karateca do sc braga vence medalha de ouro na polónia

Karateca do SC Braga vence medalha de ouro na Polónia

Próximo Artigo
Portugal regista 612 novos casos confirmados e 10 mortes nas últimas 24 horas

Portugal regista 612 novos casos confirmados e 10 mortes nas últimas 24 horas

Artigos Relacionados