Seguir o O MINHO

Braga

Presidente da Câmara de Vila Verde detido por suspeita de corrupção

em

EM ATUALIZAÇÃO

António Vilela, presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, e João Luís Nogueira, dono da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) foram detidos pela Polícia Judiciária de Braga.

Em causa estão suspeitas de corrupção e prevaricação no processo de alienação a uma empresa privada de 51% do capital daquela escola profissional fundada pelos municípios de Vila Verde, Amares e Terras de Bouro, segundo avança o Jornal de Notícias (JN) na sua edição online, negócio que remonta a 2013.

EPATV. Foto: DR

Na altura, apenas a empresa Val d’Ensino, criada exclusivamente para o efeito, se apresentou ao concurso.

A concessão do estacionamento à superfície e a construção de um parque de estacionamento à empresa bracarense Sociparque, também estão a ser investigadas, segundo a mesma fonte, que adianta ainda que o autarca eleito pelo PSD já terá sido ouvido, ontem, nos Paços do Concelho, local onde a PJ se deslocou para recolher dados.

O jornal Correio da Manhã avança que em causa estão três milhões de euros que a PJ quer saber o rasto.

Em março de 2015, altura em que foi avançado que a PJ estaria a investigar o negócio, António Vilela disse à agência Lusa que o processo foi “totalmente transparente” e adiantou que o foi o próprio município que tomou a iniciativa de entregar no MP “toda a documentação” sobre o assunto, “para que não reste qualquer dúvida”.

Em 2011, quando ocorreu a privatização da EPATV, o então vereador do CDS-PP, Daniel Cerqueira, falava de favorecimento. “Há muitas coisas que não cheiram bem em todo este processo, que mais parece um fato à medida para favorecer um lóbi, através de verbas e instalações públicas”, disse o vereador, citado pela agência de informação.

Os dois suspeitos deverão ser ouvidos ainda hoje pelo Ministério Público e presentes ao Juiz de Instrução do Tribunal de Braga.

O autarca social democrata anunciou a sua recandidatura à autarquia de Vila Verde no mês passado.

Populares