Presidente da Câmara quer comboio de alta velocidade a parar em Ponte de Lima

Linha entre Porto e Vigo
Presidente da câmara quer comboio de alta velocidade a parar em ponte de lima
Víctor Mendes. Foto: DR

O presidente da Câmara de Ponte de Lima defende uma “paragem técnica” no concelho do anunciado comboio de alta velocidade entre o Porto e Vigo. Essa paragem, defende o autarca, permitiria a criação de um “interface rodoviário” que beneficiaria todo o Alto Minho.

“Esta questão do TGV [comboio de grande velocidade] não é uma questão nova. Já há uns anos esteve na ordem do dia e já com o traçado a passar em Ponte de Lima. Na altura, aproveitado o estudo que tinha sido feito pela equipa técnica que estava a elaborar os estudos para o comboio de grande velocidade, o município solicitou um parecer técnico a um professor universitário que admitia uma paragem técnica em Ponte de Lima”, explica o autarca em declarações a O MINHO.

Portanto, considera o autarca, essa paragem é um “deve constituir-se como objetivo”, agora que o projeto foi retomado no Plano Nacional de Investimentos anunciado recentemente pelo governo.

Vem aí uma linha de alta velocidade entre Porto e Vigo com passagem em Braga

“Obviamente era importante, não só para Ponte de Lima, mas para todo o Alto Minho, tendo em conta a nossa localização geográfica e termos aqui duas autoestradas, a A3 e A27, que se cruzam exatamente aqui”, realça Victor Mendes, apontando como “objetivo” ter na vila limiana “um interface rodoviário de todo o Alto Minho”.

“Reconhecemos que existem outras opções, noutros concelhos provavelmente maior população, mas quando falo dessa paragem técnica ou paragem é resultado quer do estudo inicial do próprio traçado do comboio de alta velocidade, quer desse parecer encomendado a um professor universitário que acho que era pertinente”, enfatiza.

Victor Mendes considera que, “naturalmente, é um parecer que se impõe que se mantenha”, para além de outros estudos que devem avaliar os “impactos positivos e negativos” da passagem da linha de alta velocidade, “nomeadamente do ponto de vista do que é também uma estratégia de desenvolvimento do concelho de Ponte de Lima e que assenta muito no património ambiental e paisagístico, que terá de ser devidamente salvaguardado”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Detido por recusar duas vezes teste ao álcool após acidente em braga

Detido por recusar duas vezes teste ao álcool após acidente em Braga

Próximo Artigo
Sc braga recorre de castigo aplicado a fransérgio

SC Braga recorre de castigo aplicado a Fransérgio

Artigos Relacionados