Seguir o O MINHO

Alto Minho

Presidente da Câmara de Valença vai ser o cabeça de lista do PSD no distrito de Viana

Eleições Legislativas

em

Foto: DR / Arquivo

O presidente do PSD, Rui Rio, escolheu Jorge Mendes, presidente da Câmara Municipal de Valença desde 2009 e licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, para número um da lista por Viana do Castelo, nas próximas eleições legislativas de 06 de outubro.

Emília Cerqueira, Carlos Morais Vieira e Liliana Silva. Fotos: DR

Ao cabeça de lista, caso o líder do partido aceite a lista aprovada pela Comissão Política Distrital do PSD Alto Minho, a que O MINHO teve acesso, deverão seguir-se Emília Cerqueira, deputada desde 2015, natural de Arcos de Valdevez, em segundo, Carlos Morais Vieira, presidente daquela estrutura, natural de Viana do Castelo, em terceiro, e Liliana Silva, deputada desde janeiro 03 de janeiro deste ano, natural de Vila Praia de Âncora, Caminha, em quarto.

Em 2011 e 2015 o cabeça de lista do PSD por Viana do Castelo tinha sido Carlos Abreu Amorim e em 2009 José Eduardo Martins.

Nas últimas legislativas, a coligação Portugal à Frente elegeu quatro dos seis deputados eleitos por Viana do Castelo, três dos quais eram do PSD – além de Abreu Amorim, Luís Campos Ferreira (que deixou o parlamento na atual legislatura) e Emília Cerqueira.

Dos 17 cabeças de lista já oficialmente conhecidos no PSD, 14 nunca ocuparam esta posição de ‘número um’ e três são repetentes (Carlos Peixoto, Adão Silva e Luís Leite Ramos). Apenas cinco são atualmente deputados (Adão Silva, Carlos Peixoto, Cristóvão Norte, Margarida Balseiro Lopes e Luís Leite Ramos).

Por Braga, será cabeça de lista o vogal da Comissão Política Nacional e vereador em Guimarães André Coelho Lima; por Lisboa, a vereadora da Câmara de Cascais Filipa Roseta; pelo Porto o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Hugo Carvalho; por Leiria, a deputada e líder da JSD Margarida Balseiro Lopes; por Aveiro, a investigadora universitária Ana Miguel Santos (que tinha sido candidata a eurodeputada no 8.º lugar na lista do PSD); e por Coimbra, a advogada Mónica Quintela, porta-voz para a Justiça do Conselho Estratégico Nacional.

EM FOCO

Populares