Presidente da Câmara de Montalegre detido

Aqui perto
Presidente da câmara de montalegre detido

O presidnete da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, foi detido, esta quinta-feira, no âmbito da Operação Alquimia, que decorreu também nos concelhos de Braga, Famalicão e Vila do Conde, avança a CNN Portugal.

O MINHO sabe que o vice-presidente da autarquia, David Teixeira, que é também comandante dos Bombeiros Voluntários de Montalegre, foi igualmente detido pela Polícia Judiciária (PJ).

Presidente da câmara de montalegre detido
Vice-presidente, David Teixeira. Foto: DR

Em comunicado, a PJ explica que realizou uma operação policial para cumprimento de mandados de detenção e de buscas, no âmbito de investigação da criminalidade económico-financeira.

“Foram executadas dezenas de buscas, domiciliárias e não domiciliárias, que visaram os serviços de uma autarquia local e diversas empresas nos concelhos de Montalegre, Braga, Famalicão e Vila do Conde, tendo-se procedido à detenção de três indivíduos”, lê-se no comunicado.

A PJ acrescenta que os detidos, dois titulares de cargos políticos e um funcionário, encontram-se indiciados pela prática dos crimes de associação criminosa, prevaricação, recebimento indevido de vantagem, falsificação de documentos, abuso de poder e participação económica em negócio.

A investigação versa sobre um volume global de procedimentos de contratação pública, no período de 2014 a 2022, suspeitos de viciação para benefício de determinados operadores económicos, num valor que ascende a 20 milhões de euros.

Nesta operação, com a presença de magistrados judiciais e do Ministério Público, estiveram envolvidos investigadores da Diretoria do Norte e ainda dos Departamentos de Investigação Criminal de Vila Real e de Braga, bem como de peritos financeiros e informáticos de várias estruturas da Polícia Judiciária.

No decurso da operação policial foi apreendida documentação diversa relativa à prática dos factos e material informático com possível alcance probatório.

Os detidos vão ser presentes à competente autoridade judiciária no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Notícia atualizada às 13h25 com a informação de que o vice-presidente também foi detido.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
“não vendemos ilusões”, diz fernando medina

“Não vendemos ilusões”, diz Fernando Medina

Próximo Artigo
Melgaço investe 12,3 milhões em área empresarial de nova geração

Melgaço investe 12,3 milhões em Área Empresarial de Nova Geração

Artigos Relacionados