Presidente da Câmara de Guimarães quer que São Torcato seja o santo de Portugal

O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, desejou que São Torcato se torne no santo nacional, em declarações durante a apresentação de dois novos livros sobre São Torcato que “abrem portas para futuras investigações”.

O evento ocorreu no terreiro de São Torcato e, segundo uma nota enviada pela autarquia, “invocou a história, devoção e património do ‘Santo do Povo’, São Torcato”, com intervenção do edil Domingos Bragança.

O autarca invocou Santo Agostinho quando referiu “um presente das coisas passadas, um presente das coisas presentes e um presente das coisas futuras”.

Citado na nota enviada à imprensa, o edil considerou que “o presente das coisas passadas é a memória, o presente das coisas presentes é a vida e o presente das coisas futuras é a espera, a esperança”.

“Esperança que para Domingos Bragança significa que São Torcato virá a ser o santo de S. Torcato, de Guimarães e de Portugal”, salienta a mesma nota.

“São Torcato: Romaria a um Vale Infindável” e “São Torcato: História, Devoção e Património”, os dois livros apresentados, são resultado de um trabalho de investigação histórica e científica, coordenado por Raul Pereira e Francisco Brito

O vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, agradeceu à Irmandade de S. Torcato pela dedicação e cuidado e sublinhou a importância das obras para a devoção ao Santo e para a promoção turística do território.

Paulo Novais, juiz presidente da Irmandade de São Torcato, falou em “dia histórico para a Irmandade”, e agradeceu a todos quantos contribuíram para que fosse possível chegar a um resultado final que, na sua opinião, é revelador do amor que os homens e mulheres de S. Torcato têm pela sua terra.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados