Seguir o O MINHO

Barcelos

Presidente da Câmara de Barcelos detido

Também foram detidos o autarca de Santo Tirso, o presidente do IPO do Porto e uma empresária

em

Miguel Costa Gomes, presidente da Câmara de Barcelos. Foto: CM Barcelos (arquivo)

A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje o presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, o autarca de Santo Tirso, Joaquim Couto, o presidente Instituto Português de Oncologia do Porto, Laranja Pontes e uma empresária por corrupção, tráfico de influência e participação económica em negócio.


Em comunicado, a Diretoria do Norte da PJ explica que a detenção está relacionada com “negócio no âmbito de contratação pública” e resulta de “inquérito titulado pelo Ministério Público – Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto”.

Mulher do presidente Câmara de Santo Tirso também detida pela PJ

A fonte da PJ referiu que pelas 11:15 estavam em curso buscas nas câmaras de Santo Tirso e de Barcelos.

Na operação Teia, como está a ser chamada, realizaram-se mais oito outras buscas, domiciliárias e não domiciliárias, nas zonas do Porto, Santo Tirso, Barcelos e Matosinhos que envolveram dezenas de elementos da Polícia Judiciária – investigadores, peritos informáticos, peritos financeiros e contabilísticos, bem como magistrados judiciais, magistrados do Ministério Público e representantes de ordens profissionais.

Em causa está “a prática reiterada de viciação de procedimentos de contratação pública com vista a favorecer pessoas singulares e coletivas, proporcionando vantagens patrimoniais”.

De acordo com o comunicado da PJ enviado às redacções, “a investigação, centrada nas autarquias de Santo Tirso, Barcelos e Instituto Português de Oncologia do Porto, apurou a existência de um esquema generalizado, mediante a actuação concertada de autarcas e organismos públicos, de viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste directo com o objectivo de favorecer primacialmente grupos de empresas, contratação de recursos humanos e utilização de meios públicos com vista à satisfação de interesses de natureza particular”.

A investigação, adianta a PJ, “vai prosseguir para apuramento de todas as condutas criminosas e da responsabilização dos seus autores”.

A PJ desconhece ainda quando é que os suspeitos vão ser presentes ao juiz de Instrução Criminal para fixar as medidas de coação.

O empresário na área da indústria e serviços Miguel Costa Gomes, 62 anos, está no terceiro mandato em Barcelos pelo Partido Socialista.

Anúncio

Barcelos

Covid-19: Dez infetados no Lar da Misericórdia de Barcelos

Covid-19

em

Foto: DR

Seis utentes e quatro funcionários do Lar Santo André, em Barcelos, testaram positivo para a covid-19, anunciou hoje a Santa Casa da Misericórdia local.

Em nota informativa publicada na sua página na rede social Facebook, a Santa Casa acrescenta que também uma funcionária do Centro Infantil testou positivo.

Em relação ao lar, a Santa Casa refere que procedeu, “de imediato”, ao reforço das medidas de contingência e ao confinamento dos utentes nos seus quartos.

Os quatro colaboradores vão permanecer em isolamento domiciliário, até que se encontrem curados.

No Centro Infantil de Barcelos (CIB), duas colaboradoras estão também em isolamento domiciliário, tendo uma resultado positivo no teste à covid-19 e outra por precaução.

“Por uma questão de prevenção e em estreita articulação com a Autoridade de Saúde Pública, foi decidido que as crianças que frequentam a turma da colaboradora devem permanecer em casa”, acrescenta.

Diz ainda que todos os pais e encarregados de educação foram “imediatamente informados”.

Sublinha que quer os utentes quer os colaboradores com resultado positivo “estão bem” e “sem quaisquer sintomas” de covid-19.

“A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos está, desde o primeiro momento, em estreita articulação com as autoridades de saúde, focada em assegurar os melhores cuidados possíveis aos utentes e colaboradores com resultado positivo, mas igualmente em salvaguardar os que estão ainda à margem desta pandemia”, remata a nota informativa.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 34,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.983 pessoas dos 77.284 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Continuar a ler

Barcelos

Árvore caiu para a estrada junto ao E.Leclerc de Barcelos

Em Barcelinhos

em

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Uma árvore de grande porte caiu ao final da tarde desta sexta-feira na Rua Irmãos La Salle, junto ao E.Leclerc de Barcelos.

A árvore tombou para aquela rua integrante da EN 205, cortando parcialmente a circulação do trânsito.

Os Bombeiros de Barcelinhos acorreram à situação, procedendo à remoção da árvore para o terreno ao lado da via.

A GNR controlou o trânsito enquanto elementos da Câmara de Barcelos procederam ao resto do corte e remoção da árvore.

Pelo que apurámos, não há feridos nem danos materiais.

Continuar a ler

Barcelos

Câmara de Barcelos está a recrutar auxiliares de educação

Emprego

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

A Câmara de Barcelos abriu concurso para a contratação de 20 auxiliares de educação. As candidaturas podem ser feitas 15 de outubro.

O vínculo é contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado e a categoria de assistente operacional.

A escolaridade obrigatória é o quarto ano e o salário é de 645 euros por mês.

As funções passam por “cuidar de crianças com necessidades educativas específicas, colaborando na execução das atividades, no desenvolvimento e no acompanhamento das atividades quotidianas e de tempos livres”, entre outras.

O Município de Barcelos tem a decorrer outro concurso com 10 vagas para as mesmas funções, mas com contrato de 12 meses. As candidaturas terminam no dia 9 de outubro.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, em formulário tipo, disponível no Balcão Único do Município de Barcelos ou no site da câmara.

Têm de ser apresentadas em suporte papel, pessoalmente ou remetido pelo correio, com aviso de receção, expedido até ao termo do prazo fixado para a entrega das candidaturas, para a Câmara de Barcelos, Largo do Município, 4750-323 Barcelos.

Mais informações pode ser consultadas na Bolsa de Emprego Público.

Continuar a ler

Populares