Arquivo

Presidente bielorrusso pede cessar-fogo na Ucrânia

Guerra
Presidente bielorrusso pede cessar-fogo na ucrânia

Durante o seu discurso anual aos deputados e funcionários do Governo da Bielorrússia, o presidente Alexander Lukashenko pediu esta sexta-feira um cessar-fogo na Ucrânia, e que as negociações de paz no país se iniciem.

Lukashenko destacou que uma solução pacífica ainda é possível, mas também lembrou que é perigoso a Rússia sentir-se ameaçada, e por isso é necessário travar a situação agora, antes de um agravamento da violência.

“É impossível derrotar uma potência nuclear. Se a liderança russa entender que a situação ameaça provocar a desintegração da Rússia, esta poderá usar a arma mais terrível. E isso não pode ser permitido”, afirmou.

A Rússia já reagiu às declarações de Lukashenko, e reconheceu a proposta do líder bielorrusso. O Kremlin declarou que os dois presidentes poderão conversar e discutir a situação na próxima semana, mas lembrou que nada mudou na Ucrânia.

A Ucrânia, por sua vez, já rejeitou uma vez que a Bielorrússia medie a paz, uma vez que diz que o país libera a utilização do seu espaço para ataques russos com drones e mísseis.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa – justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
"relacionamento com o presidente está bem reforçado"

"Relacionamento com o presidente está bem reforçado"

Próximo Artigo
Cafetaria do pingo doce em barcelos aumenta preços após anúncio de descida do iva. Empresa explica porquê

Cafetaria do Pingo Doce em Barcelos aumenta preços após anúncio de descida do IVA. Empresa explica porquê

Artigos Relacionados