Seguir o O MINHO

Braga

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2018 anunciado em Braga

em

Vencedores são conhecidos a 9 de maio no espaço Colunata Eventos, no Bom Jesus de Braga. Foto: Divulgação

Pela primeira vez desde que foi criado, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana antecipa a divulgação dos três projetos finalistas em cada uma das dez categorias a concurso. Desta shortlist de nomeados selecionada pelo júri, sairão os vencedores da edição de 2018 do galardão, os quais serão conhecidos no próximo dia 9 de maio, numa cerimónia exclusiva no espaço Colunata Eventos, no parque do Bom Jesus, na cidade de Braga.


O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2018 será atribuído a cada um dos melhores projetos de reabilitação de: habitação, turismo, impacto social, serviços & comércio, na cidade de Lisboa na cidade do Porto, com menos de 1.000 m2, de restauro, de reabilitação estrutural e  com a melhor solução de eficiência energética (esta última, apurada pela ADENE).

Lisboa e Porto fazem praticamente o pleno da lista de finalistas hoje divulgada, concentrando todos os projetos à exceção de dois, situados a Norte, mais concretamente nos concelhos de Matosinhos e Marco de Canaveses. Na atual edição, pré-candidataram-se mais de 90 projetos de reabilitação urbana de todo o território nacional, validando-se, na fase de formalização e conformidade com o regulamento, um total de 76 candidatos oriundos de duas dezenas de concelhos. Deste universo, o júri selecionou os três finalistas em cada uma das categorias a concurso.

Nomeados

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Residencial
Liberdade 203 (Lisboa)
República 37 (Lisboa)
Junqueira 156 (Lisboa)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Impacto Social
Real Vinícola (Matosinhos)
Escola Básica Maria Barroso (Lisboa)
Albergues Nocturnos do Porto (Porto)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Comercial & Serviços
Sede Abreu Advogados (Lisboa)
A Garagem (Lisboa)
District Offices & LIfestyle (Porto)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Turismo
1908 Lisboa Hotel (Lisboa)
Eurostars Porto Douro Apartamentos Turísticos (Porto)
Verride Palácio Santa Catarina (Lisboa)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Cidade de Lisboa
Liberdade 203
República 37
Palácio das Galveias (Requalificação e restauro)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Cidade do Porto
Hotel Torel Avantgarde
Albergues Nocturnos do Porto
Jardim Botânico do Porto – Casa Andresen e Estufas

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Intervenção inferior a 1.000 m2
Ed. Praça de São Paulo (Lisboa)
Quinta de Catapeixe (Freg. Bem Viver, Marco de Canaveses)
Casa dos Pátios (Porto)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Restauro
1908 Lisboa Hotel (Lisboa)
Palácio das Galveias (Lisboa)
Quinta Alegre (Lisboa)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Reabilitação Estrutural
República 37 (Lisboa)
Escola Básica Maria Barroso (Lisboa)
1908 Lisboa Hotel (Lisboa)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor Solução de Eficiência Energética
Os três projetos nomeados nesta categoria estão ainda em apuramento pela ADENE.

Anúncio

Braga

Seis alunos da UMinho infetados com covid-19

Covid-19

em

Foto: O MINHO

Seis alunos da Universidade do Minho estão infetados com covid-19. O anúncio foi feito pela instituição de ensino superior ao jornal online ComUM, esta quarta-feira.

A universidade esclarece ainda que os alunos infetados estão em isolamento profilático e que não há registo de surtos ou cadeia de contágio dentro da academia.

Realça ainda que não há motivo de preocupação desde que todas as normas de segurança e recomendações das autoridades de saúde e da universidade sejam cumpridas com rigor.

Sempre que há um caso positivo, o presidente do Conselho Pedagógico telefona à pessoa para se inteirar do estado, de forma a averiguar quais os espaços e atividades frequentados pelo aluno dentro da universidade nas 48 horas anteriores ao aparecimento de eventuais sintomas.

O responsável tem de “tentar apurar se nesses dias teve algum contacto considerado de alto risco com outros membros da comunidade académica: contacto frente a frente, sem máscara, no exterior ou em ambiente fechado a uma distância inferior a 2 metros e durante mais de 15 minutos”.

Caso se confirme, “deverá confirmar se já informou as Autoridades de Saúde e se já avisou esses membros e, caso ainda não o tenha feito, solicitar que o faça”.

Continuar a ler

Braga

Ana Gomes cancela vinda a Braga por causa da pandemia

Eleições presidenciais

em

Foto: Dr / Arquivo

A candidata a Presidente da República Ana Gomes cancelou hoje “todas as ações de campanha programadas para as próximas duas semanas” devido ao agravamento da pandemia de covid-19, incluíndo a sessão marcada para Braga, anunciou a sua candidatura.

“Devido ao agravamento da situação da pandemia em Portugal e à necessidade de cumprir com o máximo rigor e sentido de responsabilidade cívica as medidas sanitárias hoje determinadas pelo governo, a candidatura de Ana Gomes à Presidência da República decidiu cancelar todas as ações de campanha programadas para as próximas duas semanas em todo o país”, refere uma nota da candidatura enviada à agência Lusa.

Numa pequena nota, a candidatura de Ana Gomes “reconhece a pertinência das novas medidas hoje adotadas pelo governo e pelas autoridades de Saúde no sentido do reforço das medidas sanitárias, visando diminuir os riscos de contágio da população e reduzir as consequências sanitárias, económicas e sociais da pandemia”.

A ex-eurodeputada socialista decidiu assim cancelar os debates públicos subordinados ao tema “Cuidar de Portugal” já anunciados para a próxima sexta-feira, dia 16, em Braga, e para o próximo sábado, 17, no Porto.

Os debates irão realizar-se nos mesmos locais, “logo que a situação sanitária o permita”, esclarece ainda a candidatura de Ana Gomes.

O Governo decidiu hoje elevar o nível de alerta por causa da pandemia, que passa da “situação de contingência” para “situação de calamidade”.

Portugal contabiliza pelo menos 2.117 mortos associados à covid-19 em 91.193 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Continuar a ler

Braga

Diogo Morgado está em Braga a gravar nova série da RTP

Televisão

em

Foto: Soberania do Povo

O conhecido ator Diogo Morgado é o principal protagonista de uma nova série da RTP chamada “Fernão Lopes: A História de um Soldado Desconhecido”.

As gravações decorrem no Mosteiro de Tibães, nas imediações da cidade, e contam ainda com João Reis, Fernando Rodrigues e Suahani Ghandi, atriz britânica com ascendência na Índia.

A filmagem em Braga decorre diariamente até ao próximo dia 18 de outubro.

A série vai contar a história de Fernão Lopes, um soldado português que procurou refúgio na Ilha de Santo Helena quando regressava a Portugal depois de uma rebelião em Goa, contra os portugueses. O soldado incentivou os nativos contra Afonso de Albuquerque durante a rebelião no século XVI.

As gravações decorrem também em outras partes do país, como Vila do Conde ou Águeda.

Em setembro, a nau quinhentista, em Vila do Conde, foi palco de rodagem.

A história é baseada no livro “O Outro Exílio: a história fascinante de Fernão Lopes, da Ilha de Santa Helena e de um paraíso perdido”, escrito por Abdul Rahman Azzam.

Continuar a ler

Populares