Seguir o O MINHO

Região

Preços das casas sobem em Braga e descem em Viana do Castelo

Economia

em

Foto: DR / Arquivo

Os preços das casas subiram em Braga (1%) e desceram em Viana do Castelo (-0,3%) em abril deste ano face ao mês anterior, segundo o idealista.

Os preços das casas em abril subiram em 12 capitais de distrito, com Ponta Delgada (7,4%) e Aveiro (3,5%) a liderarem a lista. Seguem-se Beja (3,2%), Leiria (3%), Funchal (1,9%), Évora (1,7%), Setúbal (1,5%), Coimbra (1,3%), Braga (1%), Viseu (0,3%), Porto (0,3%) e Bragança (0,2%).

Por outro lado, os preços desceram em Vila Real (-5,2%), Portalegre (-3,3%), Castelo Branco (-2,1%), Lisboa (-1,6%), Santarém (-0,8%), Guarda (-0,7%), Viana do Castelo (-0,3%) e Faro (-0,3%).

O idealista conclui que os preços das casas em Portugal “mantiveram-se estáveis” (-0,2%) em abril deste ano face ao mês anterior, sendo que comprar casa custa 2.348 euros por metro quadrado (euros/m2) tendo em conta o valor mediano.

Já em relação à variação trimestral e anual, os preços subiram 1,9% e 6,8%, respetivamente, esclarece a plataforma idealista em comunicado.

O ‘ranking’ dos distritos mais caros para comprar casa é liderado por Lisboa (3.773 euros/m2), seguido por Faro (2.710 euros/m2), Porto (2.329 euros/m2), Ilha da Madeira (2.076 euros/m2), Setúbal (2.029 euros/m2), Aveiro (1.468 euros/m2), Ilha de Porto Santo (1.464 euros/m2), Ilha de Santa Maria (1.327 euros/m2), Leiria (1.320 euros/m2), Braga (1.291 euros/m2), Coimbra (1.217 euros/m2) e Ilha de São Miguel (1.192 euros/m2), Évora (1.121 euros/m2), Viana do Castelo (1.102 euros/m2) e Ilha do Pico (1.035 euros/m2).

Para a realização do índice de preços imobiliários do idealista são analisados ​​os preços de oferta (com base nos metros quadrados construídos) publicados pelos anunciantes do idealista. São eliminados da estatística anúncios atípicos e com preços fora de mercado.

É incluída ainda a tipologia “moradias unifamiliares” e descartados todos os anúncios que se encontram na base de dados do idealista e que estão há algum tempo sem qualquer tipo de interação pelos utilizadores. O resultado final é obtido através da mediana de todos os anúncios válidos de cada mercado.

Populares