Prazo do concurso para eletrificação da Linha do Minho prolongado até maio

A Infraestruturas de Portugal (IP) prorrogou para maio o prazo para entrega de propostas ao concurso público para a eletrificação do troço ferroviário Nine-Viana do Castelo, na Linha do Minho.

De acordo com o aviso publicado em Diário da República (DR), a decisão de prorrogar o prazo foi justificada com a “alteração de peças do procedimento, que a IP considera essenciais para a sua boa compreensão”.

O prazo inicialmente fixado para a entrega de propostas à empreitada de eletrificação Linha do Minho entre Nine e Viana do Castelo, inclusive, incluindo estações técnicas, terminava a 29 de abril.

“Assim, o prazo para apresentação das propostas é fixado até às 17h00 do dia 16 de maio de 2016. No dia útil imediatamente posterior ao termo do prazo da apresentação das propostas será publicitada a lista de concorrentes na plataforma eletrónica”, lê-se no aviso publicado, na terça-feira, em DR.

O lançamento do concurso público para a eletrificação do troço ferroviário Nine-Viana do Castelo, na Linha do Minho, foi aprovado pela IP no passado dia 29 de fevereiro e publicado em DR no dia 01 de março, numa empreitada que tem um valor base de concurso de 21,5 milhões de euros.

Em comunicado emitido em fevereiro, a IP indica que a obra faz parte do projeto de modernização da Linha do Minho e “contempla a eletrificação do troco Nine (exclusive) /Viana do Castelo (inclusive), numa extensão total de 43,6 quilómetros, a execução de estações técnicas e de trabalhos de adequação e melhoria das condições de exploração”, sendo o prazo de execução de 18 meses.

Esta linha, “que regista elevado fluxo de circulação, inserida em ambiente predominantemente rural mas também com zonas de características urbanas com grande densidade populacional”, é atualmente de via única e não está eletrificada.

A linha do Minho integra o corredor Eixo Atlântico e a concretização do projeto de modernização é relevante para a ligação da rede ferroviária nacional a Espanha, nomeadamente na ligação a Vigo, que poderá permitir o aumento da capacidade exportadora de mercadorias do país.

Este é o primeiro concurso público lançado no âmbito do Plano de Investimentos Ferroviários aprovado pelo Governo e que foi apresentado a 11 de fevereiro pelo Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Viana do Castelo. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x