O Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, que está a comemorar 120 anos de vida, acolhe de 01 de fevereiro a 01 de março, o XX Concurso Nacional de Teatro Ruy de Carvalho (CONTE) com nove espetáculos de outros tantos grupos amadores, escolhidos entre 20 concorrentes.
O evento abre dia 01 de fevereiro, às 21:45, com uma comédia, a peça (Com)Partilha, pelo “Os Plebeus Avintenses”.
A iniciativa, que é da responsabilidade da Federação Portuguesa de Teatro Amador, em cooperação com o Município local e a Fundação INATEL foi hoje apresentada em conferência de imprensa, ato em que participaram o autarca povoense, Frederico Castro, a vereadora da Cultura, Fátima Moreira, o presidente da Federação, Valdemar Mota, e o dirigente do Inatel, Raúl Fernandes.
As três entidades assinaram, na ocasião, um protocolo de financiamento e de apoio técnico ao Concurso.
Na ocasião, o edil socialista revelou que, nas 19 edições anteriores, o Concurso já proporcionou 200 espetáculos de teatro, com mais de mil atores e mais de 20 mil espectadores: “Apelo a que as famílias, quer as da Póvoa quer as da região nortenha, venham ver um dos espetáculos, tal como eu já fiz com a minha, porque é uma experiência marcante”.
Riqueza cultural do Concurso
Frederico Castro salientou a riqueza cultural do Concurso que – garantiu – se irá repetir por muitos anos na sede do concelho e disse esperar que o consagrado ator que lhe dá nome, possa estar presente.
“Se isso não for possível, contamos com a vinda da filha Paula”, disse.
Já o presidente da Federação teatral sublinhou que o Concurso é deveras importante para as associações de teatro amador, já quer quer os prémios, quer as menções honrosas ou a simples participação, são um incentivo ao trabalho de atores e encenadores.
O XX Concurso Nacional de Teatro Ruy de Carvalho engloba, a 07 de fevereiro, a peça “Vermes”, do grupo de Teatro do Grémio, seguindo-se no dia 8, o espetáculo “De o doido e a morte”, a cargo do Páteo das Galinhas – Grupo Experimental de Teatro da Figueira da Foz.
No dia 14, sempre à mesma hora, às 21:45, a Contacto-Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar, representa “A Casa das Bonecas”, após o que, no dia seguinte, a 15 é a vez do TIL-Teatro Independentes de Loures subir ao palco com a peça “Qual a cor da liberdade?”.
No fim de semana seguinte, a 21, uma sexta-feira, o Grupo Mérito Avintense representa a peça “Inferno”, a que se segue, no sábado, 22, o Grupo de Artes e Comédias com o espetáculo “Terror e Miséria”.
Oito dias depois, a 28 de fevereiro, a Associação Cultural e Artística de Lourosa representa o texto “É urgente o amor”, seguindo-se a 01 de marçço, a ARCA-Associação Recreativa e Cultural de Aveleda com o espetácul “O Ginjal”.
A cerimónia de encerramento é a 08 de março.
Fórum de Teatro
Paralelamente ao Concurso, a Federação realiza, também na Póvoa de Lanhoso, 23.º Fórum Permanente de Teatro Amador, que tem já 60 formandos inscritos, e que visa dar formação em áreas técnicas da atividade teatral, como as de iluminação, som, adereços, montagem de espetáculos, recurso a computadores, etc.
O Fórum conta com a participação de vários formadores que ali acorrem em regime de voluntariado.