Póvoa de Lanhoso tem nova arma para combater vespa asiática

Método mais eficaz
Foto: Divulgação / CM Póvoa de Lanhoso

A Câmara da Póvoa de Lanhoso adquiriu, recentemente, uma nova arma para combater a vespa asiática, através dos serviços municipais de Veterinária e Proteção Civil.

Em comunicado, a autarquia explica que se trata de “uma arma específica para proceder à inoculação de um projétil com um biocida específico para combater esta espécie”.

“Esta aquisição veio ultrapassar a dificuldade sentida pelos técnicos nas situações em que os ninhos se encontram muito altos”, acrescenta a autarquia, explicando que, “desde o início do combate a esta espécie invasora, tem procedido à inceneração destes ninhos, mas, recentemente, adotou-se este método, que se tem vindo a mostrar eficaz, dado que o ninho fica inativo em poucos dias”.

E realça: “Este método não obriga à remoção dos ninhos intervencionados”.

Desde o início de 2022, o Município da Póvoa de Lanhoso registou cerca de 100 notificações de ninhos de vespas asiáticas, sendo que, no mesmo período de 2021, foram notificados cerca de 250.

“Numa análise preliminar, podemos assumir que a estratégia de colocação da rede de armadilhas um pouco por todo o concelho manifesta ter sido eficaz”, conclui o comunicado.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x