Póvoa de Lanhoso reduz iluminação pública e horário de luzes de Natal

Plano de Poupança Energética e Eficiência Hídrica 2022/2023

A Câmara da Póvoa de Lanhoso anunciou hoje que vai reduzir, no imediato, a iluminação pública do município, de forma alternada, assim como o horário da iluminação natalícia, inseridos no Plano de Poupança Energética e Eficiência Hídrica 2022/2023.

Estas são duas de 20 propostas que serão aplicadas naquele município, inseridas no Plano de Poupança Energética e Eficiência Hídrica que foi apresentado hoje, no Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, na freguesia de Calvos, na Póvoa de Lanhoso.

Ainda tendo em vista a poupança energética, o município pretende desligar a luz ornamental em todos os espaços públicos a partir da 01:00, à exceção do Castelo de Lanhoso e da estátua da Maria da Fonte, na freguesia de Fontarcada, e dos campos de jogos do Pontido, na freguesia Nossa Senhora do Amparo, cuja iluminação será ligada “apenas nos dias e horas em que for feita marcação para a sua utilização”, informou o Município em comunicado.

Neste conjunto incluem-se ainda medidas relativas à climatização dos espaços públicos, como a Piscina Municipal Coberto e os vários complexos desportivos, e serão ainda “sensibilizados os funcionários para a utilização partilhada de transportes e para a utilização de bicicleta como meio de transporte para o trabalho”.

Relativamente à poupança de água, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso definiu estratégias para a redução do desperdício de água na rega dos espaços exteriores, que passam pela colocação “do sistema de rega em registo manual, da utilização de sistema de rega gota a gota, da instalação de sistemas de rega inteligentes e pela utilização de mecanismos de poupança de água nos autoclismos das casas de banho públicas”, entre outras.

Este plano inclui ainda o “Manual de Boas Práticas de Poupança Energética e Hídrica”, que contém “informações e sugestões a ter em conta no dia-a-dia, pelos utilizadores de espaços municipais, escolas, edifícios desportivos e centro de saúde, passando pelo setor do comércio e consumidores domésticos”.

O manual, juntamente com o próprio plano de poupança, visam reforçar a “necessidade de sensibilizar todos os públicos para a urgência de alterar comportamentos com vista à poupança energética e hídrica, contribuindo-se, assim, para uma maior sustentabilidade ambiental”, declarou o município.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados