Seguir o O MINHO

Braga

Póvoa de Lanhoso recebeu Cruz Peregrina em clima de apoteose

Jornada Mundial da Juventude

em

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

A Póvoa de Lanhoso viveu em apoteose, ao início da noite desta terça-feira, a cerimónia de passagem de testemunho da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, símbolos oriundos de Barcelos, transportados solenemente pelos Bombeiros de Barcelinhos e de Viatodos.

Centenas de fiéis concentraram-se a partir do final da tarde na chamada Rotunda das Bolas de Ouro, à entrada da sede da vila da Póvoa de Lanhoso, onde estavam, entre outros responsáveis eclesiásticos, o bispo auxiliar de Braga, Rafael Gomes, e o arcipreste da Póvoa de Lanhoso, Albino Carneiro.

O presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, a encabeçar a vereação, deu boas-vindas aos Bombeiros de Barcelinhos e de Viatodos, ambos do concelho de Barcelos, enquanto um grupo coral católico animava, com cânticos alusivos, a chegada da boa nova ao município.

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

Após a grande receção e celebração no Arciprestado de Barcelos, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chegaram ao arciprestado da Póvoa de Lanhoso, onde o entusiasmo e alegria se mantiveram, com as sirenes e pirilampos de todas as corporações de bombeiros sempre ativas.

Segundo o programa estipulado, após a cerimónia de entrega, com a presença dos jovens, do clero e das autoridades autárquicas, a par de muitos fiéis que encheram por completo a zona do Pinheiro, ambos os símbolos foram transportados a seguir até ao Parque do Pontido, no centro da vila da Póvoa de Lanhoso.

Houve depois um momento de oração, seguida de procissão até ao quartel dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, com programa recheado de iniciativas até quinta-feira, dia em que será a passagem dos símbolos da Póvoa de Lanhoso para Amares, através da Ponte do Porto.

Populares