Póvoa de Lanhoso paga vacinação de bovinos, ovinos e caprinos

Campanha Sanitária Oficial de Ruminantes
Póvoa de lanhoso paga vacinação de bovinos, ovinos e caprinos
Foto: iStock

A Câmara da Póvoa de Lanhoso aprovou o projeto de Regulamento Municipal da Subvenção à Campanha Sanitária Oficial de Ruminantes, para apoio à atividade agropecuária.

“Trata-se de uma medida que estava inscrita no nosso programa eleitoral”, referiu o seu presidente, Avelino Silva, na reunião de  câmara que decorreu a 16 de dezembro, nos Paços do Concelho.

Este apoio vai traduzir-se no pagamento da vacinação de bovinos, ovinos e caprinos. Ou seja, esta subvenção contempla, anualmente, o custo inerente ao programa de erradicação e vigilância das doenças dos grandes e dos pequenos ruminantes no âmbito Programa Nacional de Saúde Animal.

A apresentação deste projeto de regulamento junto de proprietários de explorações agropecuárias ocorreu a 19 de dezembro no Theatro Club da  Póvoa de Lanhoso.

Após um período de consulta pública, o projeto de regulamento, que vai regular o acesso a este apoio, será sujeito à apreciação da Assembleia  Municipal.

Fixar população

O apoio financeiro aposta não só na produtividade e fixação da população, mas também na sensibilização dos produtores para o cumprimento das regras de saúde pública, de saúde animal e para as boas condições agrícolas e ambientais.

Pretende-se “promover não só a qualidade do produto final, mas também a existência de produtores pecuários com as condições de vida e de trabalho que assegurarão a continuidade e expansão de uma atividade económica de referência no concelho!.

O abandono da agropecuária – diz o Município – “é uma realidade no país e que, no concelho da Póvoa de Lanhoso, em virtude da prática de uma agricultura de pequena escala e cariz familiar, ganha ainda maior expressão. Não obstante a sua fraca rentabilidade, a agropecuária apresenta-se como suporte da economia familiar, sendo assim apta a minimizar o impacto das crises económicas”.

A falta de sustentabilidade financeira de muitas das explorações agropecuárias do concelho e o agravamento dos custos de produção e dos encargos com ações de profilaxia médica animal antecipam que, a curto prazo, tais explorações desaparecerão. “O que se traduz numa ameaça, não só à manutenção desta atividade, como também, em caso de incumprimento das ações de profilaxia médica animal, à saúde pública”, assinala.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Braga: maioria rejeita proposta do ps relativo a cobrança ao serviço de almoço nas escolas

Braga: Maioria rejeita proposta do PS relativo a cobrança ao serviço de almoço nas escolas

Próximo Artigo
Sandro louro substitui miguel guimarães em três departamentos da câmara de braga

Sandro Louro substitui Miguel Guimarães em três departamentos da Câmara de Braga

Artigos Relacionados