Póvoa de Lanhoso já tem um biotriturador para evitar queimadas (e incêndios)

É dividido pelos concelhos da CIM do Ave
Póvoa de lanhoso já tem um biotriturador para evitar queimadas (e incêndios)

A partir desta quarta-feira, o concelho de Póvoa de Lanhoso tem disponível o biotriturador cedido pela Comunidade Intermunicipal do Ave, de forma a evitar queimadas que, para além de perigosas, podem originar incêndios florestais.

O momento simbólico de apresentação decorreu nos Paços do Concelho e contou com as presenças do presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, e da secretária-executiva da CIM do Ave, Marta Coutada.

Para o autarca povoense, “este equipamento é uma mais-valia para o trabalho de prevenção de incêndios que é efetuado no nosso território. Temos a expectativa de que, num futuro próximo, a sua utilização possa contribuir para a redução do número de ignições”.

Na sequência de um Aviso de Concurso lançado pelo PO Norte 2020, a CIM do Ave apresentou uma candidatura no âmbito da proteção contra riscos de incêndios. Esta candidatura, para além de prever a aquisição de equipamentos, visou igualmente a implementação de ações de sensibilização direcionadas a toda a população, com o objetivo de valorizar a floresta e diminuir os comportamentos de risco.

A Região Norte, face à elevada ocupação florestal, é anualmente fustigada por um elevado número de incêndios, que colocam muitas vezes em causa a segurança das populações.

Os municípios da NUT III Ave viram aqui uma oportunidade para dotar o território com biotrituradores, possibilitando, assim, a eliminação dos sobrantes provenientes das ações desenvolvidas pelos Sapadores Florestais, sem recurso ao uso do fogo. Este equipamento estará também ao dispor dos serviços municipais.

O processo de cedência dos Biotrituradores iniciou, no passado dia 26 de maio, e abrange os Municípios de Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vizela, Cabeceiras de Basto, Guimarães, Mondim de Basto e Fafe.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Exportações portuguesas de calçado mais do que duplicam em abril

Exportações portuguesas de calçado mais do que duplicam em abril

Próximo Artigo
Acidente com camião do lixo faz um ferido em vila verde

Acidente com camião do lixo faz um ferido em Vila Verde

Artigos Relacionados