Seguir o O MINHO

Ave

Póvoa de Lanhoso encaixa 1,8 ME com venda de participação na “Águas do Norte”

em

O município de Póvoa de Lanhoso vendeu a sua participação na sociedade Águas do Norte, arrecadando cerca de 1,8 milhões de euros que vai agora investir na área social e nas freguesias, informou esta segunda-feira fonte camarária.

Em comunicado, a câmara sublinha que detinha 0,67% do capital social da Águas do Norte, uma percentagem que não lhe permitia ter “qualquer relevância” na estrutura acionista da sociedade.

“Por outro lado, esta era a única oportunidade para vendermos este ativo da autarquia, podendo reinvestir em áreas que são uma prioridade”, acrescentou o presidente da câmara, Manuel Baptista, citado no comunicado.

Com a venda de ações e com a remuneração acionista em dívida à data de 30 de junho de 2015, o município arrecada cerca de 1,8 milhões de euros.

Esta verba irá, desde logo, reforçar o orçamento destinado à área social, com destaque para as bolsas de estudo e para o programa de incentivo à natalidade.

Manuel Batista destaca a adesão “muito forte” às bolsas de estudo, sublinhando que o orçamento que o município tinha disponível para esse efeito “não era suficiente para contemplar os candidatos elegíveis, ficando vários excluídos”.

“Com este encaixe financeiro, vai ser possível apoiar todos os candidatos que reúnam as condições. Desta forma, estamos a ir ao encontro das necessidades dos povoenses, gerindo da melhor forma o dinheiro da autarquia”, afirmou.

Outra parte da verba será aplicada em investimentos nas freguesias.

Populares