O hino da Maria da Fonte vai ser o mote para as comemorações do 48.º aniversário do 25 de Abril de 1974, na Póvoa de Lanhoso, foi hoje anunciado. A principal novidade do programa é a realização de uma sessão solene evocativa da data, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal.
Em comunicado enviado às redações, a autarquia informa que as comemorações arrancam já este sábado, dia 23 de abril, e prolongam-se até segunda-feira, “com o objetivo de assinalar a importância que a data tem para Portugal e para o concelho”.
Envolver toda a comunidade na evocação do Dia da Liberdade é outro desígnio a que a autarquia povoense se propõe, através da realização de várias iniciativas que têm início logo no sábado de manhã, às 10:00, com a “Pontido Desportivo”, no Anfiteatro do Pontido.
Para a tarde, a partir das 14:30, as propostas são uma caminhada seguida de aula livre de DeRose Method, e a I Milha da Liberdade, com início às 16:00, no Parque do Pontido. O dia termina com o espetáculo “Instalados em Poltronas”, no Theatro Club, às 21:45.
Para dia 24 de abril, domingo, está agendada para as 10:00 uma mega aula de hidroginástica, na Piscina Municipal Coberta, mas também estão previstos os Jogos do Pontido, no Espaço Jovem, a partir das 14:00.
Já para segunda-feira, dia 25 de abril, está marcada a cerimónia do Hastear da Bandeira, nos Paços do Concelho, pelas 10:00, seguindo-se, no Salão Nobre, a sessão comemorativa dos 48 anos do 25 de Abril, sendo esta a principal novidade do programa de 2022. Ambos os momentos terão live streaming nas redes sociais do Município.
À tarde, a partir das 15:00, o programa prossegue com um momento simbólico de evocação do Dia da Liberdade, junto ao Monumento do 25 de Abril; e com a inauguração de uma intervenção artística em espaço público. Esta intervenção, da autoria de Mariana Mizarela, realizou-se nas escadas de acesso ao Alto da Bela, através da Praça Eng. Armando Rodrigues, bem no centro da Vila sede de concelho da Póvoa de Lanhoso. Trata-se da apresentação do resultado final da residência artística desenvolvida no âmbito do projeto “No Minho não há aldeia melhor do que a minha!”, promovido pelo Consórcio Minho In.
Às 16:00, começa o último momento do programa comemorativo, com a atuação da Banda de Música dos Bombeiros da Póvoa de Lanhoso que convida o conhecido artista povoense, Tiago Barbosa.
Este concerto, que decorre no Cine-Fórum dos bombeiros, terá live streaming nas redes sociais do Município.
A entrada é gratuita, mas exige reserva para [email protected] até ao limite da lotação disponível.