Seguir o O MINHO

Braga

Póvoa de Lanhoso antecipa regresso dos emigrantes e reforça recolha de lixo com camião alugado

Medida custa 39 mil euros e pretende evitar situações do passado

em

Foto: CM Póvoa de Lanhoso

A Câmara da Póvoa de Lanhoso alugou um camião, pelo período de três meses, para reforçar a recolha de lixo no concelho durante o verão, muito por causa do regresso dos emigrantes, antecipando um aumento de produção de resíduos durante o verão. Esta medida, de carácter preventivo, já arrancou no dia 15 de junho e vai até ao dia 15 de setembro.

“Atendendo ao histórico dos últimos anos, espero que esta medida ajude a atenuar este problema”, considera o presidente da Câmara, citado em comunicado. Para Frederico Castro, se o balanço for positivo “a medida será, pelo menos, para manter”.

Os serviços técnicos da autarquia avisaram que, nos anos transatos, “foi identificada e evidente a falta de capacidade dos contentores face à quantidade de resíduos depositados, levantando questões quanto à segurança e saúde das populações”.

Agora, diz a Câmara, com este veículo, são três os camiões afetos à recolha de lixo, passando a haver mais uma rota, o que significa mais um dia de recolha. Este terceiro camião, em regime de aluguer, é operado pelos funcionários municipais.

No documento, a autarquia refere que “findo o período estipulado, será feita uma avaliação do processo de modo a perceber-se se esta medida e se o modelo experimentado foi suficiente para atenuar o problema da acumulação de resíduos fora dos contentores, uma situação que vem sendo registada no verão, com os contentores existentes nas freguesias do concelho a serem pequenos para a quantidade de resíduos que é depositada dado o aumento sazonal da população”.

O terceiro camião de recolha que é disponibilizado representa um reforço de 50 por cento dos veículos afetos a este serviço, exigindo um esforço financeiro aos cofres da autarquia  – um valor na ordem dos 39 mil euros para estes três meses.

Populares