O Posto de Turismo de Braga registou, entre janeiro e agosto deste ano, a entrada de 275.105 visitantes, anunciou hoje a autarquia. Um número que “reflecte a forte aposta do executivo municipal na área do Turismo e que afirma Braga como destino turístico de excelência”, é assinalado. Comparativamente com o período homólogo do ano anterior, foram mais dez mil visitantes, representando um acréscimo de 5%.
Os dados foram avançados por Altino Bessa, vereador do Município de Braga, durante as comemorações do Dia Mundial do Turismo, que se assinalaram esta quinta-feira, 27 de setembro, adiantando que até ao final de 2018 estima-se que 350 visitantes passem pelo Posto de Turismo.
A promoção da cidade, realizada em parceria de diversos agentes do território, tem sido um factor decisivo para o aumento da procura turística em Braga, sendo que “se contabilizarmos o número de visitantes entre 2013 e 2018 chegamos a 1 milhão e 500 mil turistas a entrar neste equipamento municipal”.
Segundo Altino Bessa, este crescimento turístico levou à criação de novas unidades de alojamento local (AL) “que souberam acompanhar o crescimento turístico de Braga”, deixando o elogio ao tecido empresarial local que “tem respondido afirmativamente ao esforço que o Município tem feito na promoção da Cidade para levar Braga aos quatro cantos do mundo”.
“Nos últimos anos, o alojamento local (AL) sofreu uma evolução muito significativa. Em 2010 havia em Braga o registo de apenas uma unidade de AL e em 2013 estavam registadas quatro. Actualmente existem 278 unidades de AL registadas e, só neste ano, houve 121 novos pedidos de licenciamento”, explicou Altino Bessa, sustentando que este número de unidades representam 813 quartos com a capacidade de acolher 1774 turistas.
“Se juntarmos a oferta das unidades de AL com os hotéis da Cidade, Braga tem uma capacidade de 4784 camas”, explicou.
À semelhança de anos anteriores, França e Espanha são os principais mercados estrangeiros emissores e, junto com o mercado nacional, representam cerca de 76% do número total de visitantes.
A receita proveniente do turismo também registou uma forte evolução. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2014 os proveitos atingiram os 13 milhões de euros, 14 milhões em 2015, 18 milhões em 2016 e, em 2017, os proveitos chegam aos 22 milhões de euros.
As taxas médias de ocupação também têm vindo a crescer. Em 2014 a taxa média de ocupação cifrava-se nos 34% e, em 2017, esse número aumentou para 50%, estimando o INE que para 2018 a taxa média de ocupação atinja os 55%. O número de hóspedes atingiu os 320 mil em 2017, uma subida de 12% comparativamente com 2016.
Programa ambicioso para conquistar novos mercados em 2019
Numa nota enviada às redações, é dito que, no futuro, o município quer continuar a conquistar novos mercados turísticos e promover o melhor de Braga além-fronteiras. Para tal, existe um programa “muito ambicioso” com vista à participação em feiras de turismo durante o próximo ano.
“Queremos manter a forte aposta nas feiras de turismo e, para 2019, alocamos cerca de 100 mil euros que nos garante uma presença digna nesses certames. Em Portugal vamos estar presentes em três grandes eventos, seis em Espanha, dois em França, um na Irlanda e outro na Polónia”, adiantou Altino Bessa, lembrando que já no próximo mês, de 19 a 21 de Outubro, o Município de Braga vai marcar presença pela primeira vez em Varsóvia, “uma feira de turismo muito direccionada para o turismo religioso”.
Dando continuidade ao que já tem acontecido nos últimos certames, o Município de Braga convida os agentes locais que actuam na área do turismo a estarem presentes.
“É um desafio que tem sido bem acolhido pelos agentes e a prova disso é que os agentes que nos têm acompanhado nos eventos anteriores, já manifestaram a vontade de o voltarem a fazer”, concluiu Altino Bessa.