Um emigrante português de 66 anos, identificado como Dennis Costa, foi detido no passado dia 29 de julho, na sua residência em Fall River, Massachusetts, pelos serviços de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês), foi anunciado pelo ICE através do seu ‘site’ oficial.
A detenção, conduzida pela unidade de Investigações de Segurança Interna (HSI) da Nova Inglaterra, ocorreu devido a crimes cometidos há mais de três décadas.
Dennis Costa, natural de Portugal, foi condenado em 25 de novembro de 1991 por crimes graves, incluindo violação e abuso de uma criança, bem como agressão sexual e atentado ao pudor contra menores de 14 anos. Na sequência da condenação, foi sentenciado a 10 anos de prisão e obrigado a registar-se como agressor sexual no estado de Massachusetts.

No comunicado, consultado esta segunda-feira por O MINHO, não foram revelados detalhes adicionais sobre as circunstâncias que levaram à detenção administrativa, nem se o português já tinha cumprido a pena a que fora sentenciado.
Residente legal nos Estados Unidos desde 26 de janeiro de 1969, Costa encontra-se agora sob custódia do ICE, aguardando uma audiência perante um juiz de imigração, que determinará o seu futuro no país, podendo até ser deportado face ao registo criminal.
Desde que Donald Trump foi eleito, os serviços do ICE têm aumentado a monitorização de cidadãos com naturalidade estrangeira e com registos criminais, mesmo décadas após os crimes.