Seguir o O MINHO

País

Português detido com uma tonelada de carne não declarada ao entrar na Suíça

Tinha mais duas toneladas armazenadas

em

Foto: OFDF

Um cidadão português foi detido pelas autoridades alfandegárias na Suíça depois de ter tentado entrar naquele país com uma tonelada de carne do porco e vaca e 30 quilos em sacos de chá.

O emigrante tinha, ainda, mais duas toneladas de carne de origem suína e bovina armazenadas num depósito perto da fronteira.

A detenção foi levada a cabo pelo Departamento Federal de Alfândega e Segurança de Fronteiras (OFDF) na zona fronteiriça Franco-Jura perto de Porrentruy, quando o português, que reside em França, tentava passar ao volante de uma carrinha com matrícula francesa.

Segundo relata o jornal suíço Le Matin, o português admitiu que estava a introduzir mercadoria de forma ilegal através da passagem fronteiriça de Réclère.

Os inspetores conduziram, então, uma investigação que culminou com a apreensão de mais 2.230 quilos de carne de porco e vaca congelada, isto apesar de o português ter dito que “só” lá tinha 1.500 quilos.

A carne do congelador acabou por ser apreendida enquanto que a que seguia na carrinha foi destruída, por já não se encontrar em condições para consumo.

O homem, entretanto libertado, terá agora de pagar uma multa de várias dezenas de francos, para além de uma multa por ter violado a lei do IVA e da autoridade aduaneira.

EM FOCO

Populares