Uma entrada a todo o gás lançou hoje a seleção portuguesa feminina de futebol para a vitória robusta no Azerbaijão, por 4-1, na primeira mão da ronda inaugural do play-off de qualificação para o Europeu de 2025.
Os golos marcados por Ana Capeta, aos cinco minutos, Tatiana Pinto, aos 10, e Diana Gomes, aos 26, pareciam lançar a seleção nacional para uma goleada histórica, mas foram as azeris que conseguiram reduzir, por Parlak, aos 58, antes de Diana Silva fechar a contagem, aos 89.
Apesar do abrandamento na segunda parte, a equipa liderada pelo selecionador Francisco Neto terá dado um passo decisivo em direção à segunda ronda do play-off, que terá também de superar para ser uma das 16 seleções presentes no Europeu, na Suíça, entre 02 e 27 de julho de 2025.
A equipa das ‘quinas’ recebe o Azerbaijão na terça-feira, no jogo da segunda mão, no estádio do Vizela, e, caso se qualifique, discutirá uma das últimas vagas para o torneio continental com o vencedor do confronto entre a Bielorrússia e a República Checa, igualmente em duas partidas.
A superioridade da equipa lusa foi patente desde o início da partida e rapidamente conheceu expressão no resultado, graças ao sentido de oportunidade de Ana Capeta, que aproveitou o ressalto de um remate à barra Tatiana Pinto para inaugurar o marcador, aos cinco minutos.
Pouco tempo depois, os papéis inverteram-se, com Tatiana Pinto a corresponder com eficácia à assistência de Ana Capeta, após uma boa jogada coletiva, deixando poucas dúvidas, logo aos 10 minutos, sobre o vencedor do encontro.
Quando Diana Gomes aumentou para 3-0, aos 26 minutos, com um desvio de cabeça, na sequência de um canto, a seleção nacional parecia capaz de alcançar uma vitória por números invulgares, mas o intervalo chegou sem mais golos portugueses, apesar de algumas boas oportunidades para os marcar.
Ainda que o registo se tenha mantido após o intervalo, a segunda parte trouxe um facto inesperado: o tento do Azerbaijão, marcado por Parlak, aos 58 minutos, na recarga a um remate inicial de Acar, que foi defendido a custo pela guarda-redes Inês Pereira.
Portugal reagiu imediatamente, com um remate de Telma Encarnação que acertou no poste da baliza anfitriã, aos 61 minutos, mas a monotonia só foi quebrada perto do fim, quando a suplente Diana Silva fixou o 4-1, após assistência de Joana Marchão.
A seleção portuguesa procura alcançar a terceira participação seguida no Europeu feminino, depois das presenças em 2017 e 2022, nas quais foi eliminada na primeira fase. Antes, falhou esse objetivo em todas as edições em que disputou o apuramento, desde 1984.
Portugal já passou com distinção a fase inicial de qualificação, ao vencer o Grupo 3 da Liga das Nações B, que integrava também a Irlanda do Norte, a Bósnia-Herzegovina e Malta, com cinco vitórias e um empate.
Ficha de jogo
Jogo na Dalga Arena, em Baku.
Azerbaijão – Portugal, 1-4.
Ao intervalo: 0-3.
Marcadoras:
0-1, Ana Capeta, 05 minutos.
0-2, Tatiana Pinto, 10
0-3, Diana Gomes, 26.
1-3, Parlak, 58.
1-4, Diana Silva, 89.
Equipas:
– Azerbaijão: Sharifova, Dorofeeva (Aysun Aliyeva, 62), Mirzaliyeva, Mahsimova (Seyfatdinova, 71), Mammadova, Mollayeva (Joshguna Aliyeva, 90+3), Parlak, Acar, Bozdag, Bakarandze e Jafarzade.
(Suplentes: Ismayilova, Nargiz Aliyeva, Salamzada, Rahimova, Teymurova, Seyfatdinova, Nargiz Hajiyeva, Joshguna Aliyeva, Kamilla Mammadova, Vusala Hajiyeva, Jafarova e Aysun Aliyeva).
Selecionador: Siyasat Asgarov.
– Portugal: Inês Pereira, Catarina Amado, Ana Borges, Carole Costa, Diana Gomes, Joana Marchão (Alícia Correia, 90), Tatiana Pinto, Andreia Jacinto (Andreia Norton, 62), Kika Nazareth (Andreia Faria, 62), Ana Capeta (Andreia Bravo, 90) e Telma Encarnação (Diana Silva, 62).
(Suplentes: Patrícia Morais, Rute Costa, Alícia Correia, Nelly Rodrigues, Andreia Norton, Andreia Bravo, Fátima Pinto, Dolores Silva, Diana Silva, Andreia Faria, Carolina Mendes e Ana Rodrigues.
Selecionador: Francisco Neto.
Árbitra: Fabienne Michel (Ale).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Acar (20), Mollayeva (32), Andreia Jacinto (38) e Kika Nazareth (45).