Há quem goste, mas não é um prato apreciado a nível global. As tradicionais “moelas”, muito comuns em ‘tascas’ do Norte e Centro do país, foram consideradas pelo guia gastronómico Taste Astlas como o 18.º pior prato em todo o mundo, e o nono pior em todo o continente europeu.
No novo ranking revelado no passado dia 08 de janeiro, o Taste Atlas divulga que, por entre os críticos, e além das moelas, há ainda outro prato (supostamente) português que não reúne muitos admiradores a nível mundial: as Gachas. No entanto, a nível culinário, este prato, apesar de tipicamente ibérico, não é considerado português, mas sim espanhol.
Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a moela é “a última parte do estômago das aves, onde se faz a digestão mecânica, após a digestão química feita no proventrículo”.
De acordo com o portal Vital, dedicado a nutrição, “a moela de frango é rica em proteínas, vitaminas B12 e B3, ferro e outros nutrientes importantes para a saúde”.
“Se consumida com moderação e em preparações saudáveis, pode ajudar no ganho de massa muscular e na manutenção da saúde em geral”, conclui o mesmo ‘site’.