O jogador Tiago Brito assumiu que Portugal sabe a responsabilidade que tem no arranque da qualificação para o Europeu de futsal, a dois dias da estreia no Grupo 7, frente a Andorra.
“Neste momento, o nosso foco é no jogo de Andorra e naquilo que temos de fazer para vencer o primeiro jogo deste grupo, sabendo das nossas qualidades e principalmente da responsabilidade que nós temos no jogo de sexta-feira”, afirmou, à agência Lusa.
O ala do SC Braga assumiu que, neste momento, os jogadores da equipa lusa estão sobretudo focados na visita a Andorra e que apenas depois se vão preocupar com os Países Baixos, que defrontam no dia 18 de dezembro, e com a Macedónia do Norte, com quem jogam em fevereiro de 2025.
“Vamos encontrar uma equipa que vai variar momentos de pressão, esperando mais, claramente, os contra-ataques, as perdas de bola em zonas baixas da nossa parte. Mas estaremos na nossa máxima força e com a plena noção de que poderemos vir a ser surpreendidos ou não”, afirmou.
Dizendo que este “é um grupo que mescla bem a juventude com a experiência, mas que todos eles têm muita qualidade para estar neste espaço”, Tiago Brito admite que a derrota com o Cazaquistão, nos oitavos de final, ainda está na mente e que os jogadores vão “sempre dar ainda mais” para poder “voltar aos êxitos do passado”.
“[Derrota no Mundial] Não é passado. Nós no alto rendimento procuramos sempre o próximo jogo para poder mostrar outra imagem. Sabemos que também não havia equipas invencíveis e, neste momento, já estamos com o foco na próxima competição”, garantiu.
Para Tiago Brito, “a responsabilidade e o orgulho de representar Portugal é sempre enorme” e que não aumentou com o investimento da Federação Portuguesa de Futebol num novo pavilhão na Cidade do Futebol, com “condições excelentes”.
Aos 33 anos, Tiago Brito tem já 136 internacionalizações, podendo alcançar as 140 ainda dentro desta fase de qualificação, mas o ala bracarense diz não olhar muito para estes números.
“Sinceramente, não penso nesse número de internacionalizações, mas sim na minha forma, em todos os aspetos, físicos, técnicos e táticos, para poder ajudar a equipa na máxima força. O meu objetivo principal é estar nas melhores condições para que Portugal, em termos coletivos, atinja os seus objetivos”, garantiu.
No Grupo 7 de apuramento, cujo o primeiro classificado se apura diretamente para o Mundial2026, Portugal joga na sexta-feira em Andorra e no dia 18 recebe os Países Baixos.
Depois dos dois primeiros jogos de qualificação, Portugal só volta a jogar em 2025, com uma visita à Macedónia do Norte (31 de janeiro), que recebe em 05 de fevereiro, jogando novamente em casa com Andorra (07 de março) e fechando o apuramento nos Países Baixos (12 de março).