Arquivo

Portugal recebe doentes da Ucrânia que necessitam de cuidados médicos urgentes

Guerra
Portugal recebe doentes da ucrânia que necessitam de cuidados médicos urgentes
Foto: Evgeny Maloletka / Instagram

Portugal é um dos 11 países europeus que aceitaram receber doentes da Ucrânia que necessitam de cuidados médicos urgentes, anunciou hoje a Comissão Europeia.

A União Europeia respondeu, através do Mecanismo de Proteção Civil, a um apelo da Polónia, Eslováquia, Moldova e da própria Ucrânia para a retirada de 200 pessoas que necessitam de cuidados médicos, estando a proceder à instalação destes em 11 países: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Itália, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Roménia e Suécia.

O avião preparado para transportar doentes crónicos que necessitam de cuidados médicos urgentes é disponibilizado pela Noruega – um dos países participantes no mecanismo – e financiado pela UE, estando integrado na reserva comum europeia de recursos rescUE.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, mais de 5 milhões das quais para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU – a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Realizador de barcelos conquista prémio no brasil com filme "a lenda do galo"

Realizador de Barcelos conquista prémio no Brasil com filme "A Lenda do Galo"

Próximo Artigo
Zelensky confiante de que eua será líder entre estados garantes da segurança

Zelensky confiante de que EUA será líder entre Estados garantes da segurança

Artigos Relacionados