Portugal pode seguir exemplo francês e devolver ‘bens culturais’ às antigas colónias

Governo vai fazer um inventário
Portugal pode seguir exemplo francês e devolver 'bens culturais' às antigas colónias

Portugal pode seguir o exemplo de outros países europeus, como França, e considerar devolver o património para antigas colónias. Segundo o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, vai ser criado um grupo de trabalho para elaborar uma lista dos bens culturais.

A discussão veio na sequência de uma declaração de Emmanuel Macron, presidente francês, que admitiu o princípio da devolução, e outros países como Alemanha, Bélgica, Espanha, Reino Unido e Países Baixos admitiram seguir a ideia.

O ministro disse, segundo o Expresso, que vai ser feito um inventário do que está em causa, com a ajuda de académicos e diretores de museus. Entre os itens que poderão estar na lista portuguesa estão obras de arte, objetos de culto e até restos mortais.

Recorde-se que, durante as grandes navegações durante os séculos XV e XVI, os portugueses tiveram 15 colónias, sendo 14 em África e na Ásia, além do Brasil.

Ainda de acordo com o ministro, o Governo pretende evitar abrir feridas com raízes históricas, pelo que descarta um debate polarizado na praça pública.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Atenção, braga. Túnel que liga ao campo da vinha cortado na noite de terça-feira

Atenção, Braga. Túnel que liga ao Campo da Vinha cortado na noite de terça-feira

Próximo Artigo
Dois meses de chuva e portugal está mais verde, mostra a nasa

Dois meses de chuva e Portugal está mais verde, mostra a NASA

Artigos Relacionados