Portugal leva 17 ciclistas ao campeonato do Mundo de estrada

Na Bélgica
Portugal leva 17 ciclistas ao campeonato do mundo de estrada

A seleção portuguesa de ciclismo de estrada estará representada por 17 atletas no campeonato do Mundo, de domingo a 26 de setembro na Bélgica, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

A prova, que se realiza na Flandres e celebra o centenário da competição, tem como principal novidade, no seio da seleção lusa, a ausência de Rui Costa (UAE Emirates), que no domingo foi 18.º nos Europeus, em Trento, Itália.

Na equipa masculina de elite, Portugal continuará a ser liderado por João Almeida (Deceuninck-QuickStep), com Nelson Oliveira (Movistar), Rafael Reis (Efapel), Ruben Guerreiro (Education First-Nippo) e Rui Oliveira (UAE Emirates) a repetirem a presença em relação aos campeonatos da Europa.

A novidade é a entrada de André Carvalho (Cofidis) para o lugar do campeão do mundo em 2013, num sexteto que enfrenta a prova de fundo no último dia de corrida, com Nelson Oliveira e Rafael Reis escolhidos para o contrarrelógio individual.

A prova de fundo, no último domingo de provas na Flandres, mantém as típicas características das clássicas nesta zona, uma das mais típicas e afamadas do ciclismo mundial, com 268,3 quilómetros entre Antuérpia e Lovaina com subidas curtas e ‘empinadas’ e vários troços em empedrado.

“São percursos muito específicos. Nos mais jovens pretende-se lutar pelos melhores resultados possíveis, mas, sobretudo, dar uma experiência competitiva diferente aos nossos corredores. Nas categorias de elite e de sub-23 temos corredores que se adaptam bem a este tipo de provas, pelo que tentaremos fazer um bom campeonato do mundo”, declarou José Poeira, citado pela FPC.

Na prova feminina de elite, e na ausência de uma categoria sub-23 na qual ‘encaixariam’, estarão a olímpica Maria Martins (Drops), campeã nacional de fundo, e Daniela Campos (Bizkaia Durango), com esta última a disputar o contrarrelógio, disciplina em que é também a número um nacional.

Fábio Costa (Efapel), Miguel Salgueiro (LA Alumínios) e Pedro Miguel Lopes (Kelly-Simoldes-UDO) estarão na prova sub-23 masculina, com António Morgado e Gonçalo Tavares (Bairrada), que estarão no ‘crono’, a liderarem nos juniores uma formação completa com Diogo Pinto (Academia Joaquim Agostinho/CYR/UDO) e Lucas Lopes (Póvoa de Varzim/CDC Navais).

Beatriz Roxo (Academia de Ciclismo de Paredes) junta-se a Sofia Gomes (Vesam/Blok/Vilanovense), que já tinha estado no Europeu, nas juniores femininas, correndo apenas a prova de fundo.

A selecionadora das femininas, Ana Rita Vigário, lembrou a “juventude” de toda a seleção que leva à Flandres, colocando como objetivo “a aquisição de experiência e de competências competitivas”.

Os Mundiais abrem com o ‘crono’ da elite masculina, um percurso de 43,3 quilómetros entre Knokke-Heist e Bruges, no primeiro domingo.

Segue-se o contrarrelógio feminino, no dia 20, e o dos juniores masculinos, no dia 21, com as provas de fundo a arrancarem no dia 24, com a dos juniores masculinos e a dos sub-23.

No dia 25, as juniores femininas correm 75 quilómetros com partida e chegada em Lovaina, cidade de chegada da elite, após 157,7 quilómetros. O programa encerra com a corrida de elite masculina.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Mais de 130 mil jovens vacinados no fim de semana, 23 mil faltaram

Mais de 130 mil jovens vacinados no fim de semana, 23 mil faltaram

Próximo Artigo
Portugal ultrapassa um milhão de recuperados

Portugal ultrapassa um milhão de recuperados

Artigos Relacionados