Portugal entre os 5 que já pagaram a sua parte na iniciativa checa de apoio à Ucrânia com munições

Enviou 100 milhões de euros
Foto: DR

Portugal é um dos cinco países que já pagaram a sua contribuição para a iniciativa da República Checa para enviar munições à Ucrânia, tendo enviado 100 milhões de euros, anunciou hoje o governo checo, agradecendo o apoio português.

“Até à data, apenas cinco países pagaram, de entre 20 contribuintes. São eles a Dinamarca, Alemanha, Portugal, Países Baixos e Canadá”, disse o enviado especial do governo checo para a Ucrânia, Tomas Kopecny.

Num encontro com alguns jornalistas europeus, incluindo a agência Lusa, o responsável avançou que “o problema é o dinheiro e a vontade política”, falando em necessidades ucranianas de sete a 10 mil milhões de munições por ano.

Em declarações à Lusa, o ministro checo dos Negócios Estrangeiros, Jan Lipavský, agradeceu a Portugal “por fazer parte da iniciativa e por estar avançado”.

“Estes são acordos difíceis. Estamos maioritariamente a comprar fora da Europa e, por isso, demora algum tempo, mas posso avançar já que muito em breve haverá entregas físicas à Ucrânia”, anunciou o chefe da diplomacia checa aos jornalistas no arranque da reunião informal dos ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO, em Praga, especificando que essa mobilização avançará a partir de meados de junho.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Temido muito preocupada com buscas a funcionários do Parlamento Europeu

Próximo Artigo

Livre quer maior participação dos jovens na União Europeia

Artigos Relacionados
x