Arquivo

Portugal enfrenta checos, que surpreenderam Espanha

Liga das Nações
Portugal enfrenta checos, que surpreenderam espanha
Foto: DR / Arquivo

A seleção portuguesa de futebol recebe na quinta-feira a República Checa, que tem surpreendido no Grupo A2 da Liga das Nações, depois do triunfo ante a Suíça (2-1) e do empate com a Espanha (2-2).

Após o primeiro triunfo, e consequente liderança na ‘poule’, no domingo, na receção à Suíça (4-0), com os golos de William Carvalho, (15 minutos), Cristiano Ronaldo (35 e 39) e João Cancelo (68), os lusos defrontam, na terceira jornada, aquele que, à partida, seria o opoente com menos argumentos.

Os checos, que disputaram os dois primeiros jogos em casa, já conseguiram, porém, superar os helvéticos e, no domingo, estiveram a vencer os espanhóis por 1-0 e 2-1, cedendo o 2-2 apenas aos 90 minutos (golo de Iñigo Martínez).

É esperado que Fernando Santos volte a fazer mudanças, ficando a dúvida se será contra os checos que João Cancelo, Pepe, Danilo e Bruno Fernandes e Otávio, titulares nos dois jogos realizados, vão ser poupados ou ter menos utilização. O lateral direito e os dois centrais realizaram os 90 minutos em Sevilha (1-1) e Lisboa.

Portugueses e espanhóis são os principais favoritos a ‘agarrar’ o primeiro lugar do grupo e o único que dará acesso à ‘final four’ da prova, cuja primeira edição foi conquistada pela seleção nacional, no Porto, em 2019, mas a verdade é que os checos somam os mesmos quatro pontos dos lusos no primeiro posto.

A República Checa, orientada por Jaroslav Silhavy, esteve presente nos ‘quartos’ do último Campeonato da Europa, e participa pela primeira vez na Liga A, depois de na edição transata ter assegurado a subida na Liga B.

São apenas três os jogos em que as duas seleções se defrontaram, com duas vitórias para Portugal, no Euro2008 e no Euro2012, e um desaire, no Euro1996, decidido pelo famoso ‘chapéu’ de Karel Poborsky a Vítor Baía.

Os checos estão privados daquele que é, provavelmente, o seu melhor jogador atualmente, o avançado Patrik Schick, que está lesionado, após ter realizado uma grande temporada, com 24 golos e três assistências, ao serviço dos alemães do Bayer Leverkusen.

Ainda assim, contam com outros nomes conhecidos, como o defesa Vladimir Coufal e o médio Tomás Soucek, ambos jogadores dos ingleses do West Ham.

O jogo entre Portugal e a República Checa está agendado para quinta-feira, pelas 19:45, e será dirigido pelo esloveno Matej Jug.

Depois de enfrentar os checos, novamente no Estádio José Alvalade, Portugal ruma a Genebra, onde irá jogar no domingo, naquele que será o segundo embate com os helvéticos.

Após estes quatro jogos, a formação das ‘quinas’ cumpre os últimos dois encontros no Grupo A2 em 24 e 27 de setembro, o primeiro na República Checa e o segundo em Braga, perante os espanhóis.

A seleção portuguesa, vencedora da primeira edição da Liga das Nações, em 2019, precisa de vencer o agrupamento para chegar à ‘final four’ da terceira edição, sendo que a segunda foi conquistada pela França, numa final com a Espanha, em 2021.

A fase final da Liga das Nações realiza-se de 14 a 18 de junho de 2023, com os vencedores dos quatro grupos da Liga A, sendo que os últimos de cada um dos agrupamentos descem à Liga B.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Iniciativa liberal preocupada com "constrangimentos" na urgência do hospital de braga

Iniciativa Liberal preocupada com "constrangimentos" na urgência do Hospital de Braga

Próximo Artigo
Salários dos distritos de braga e viana abaixo da média nacional

Salários dos distritos de Braga e Viana abaixo da média nacional

Artigos Relacionados