Guimarães bate recorde de assistência da seleção feminina. Mais de 11 mil nas bancadas

Equipa das quinas empatou em jogo amigável esta tarde
Foto: Vitória SC

A seleção portuguesa feminina de futebol empatou hoje 1-1 com o País de Gales, num jogo particular disputado em Guimarães com mais de 11 mil adeptos nas bancadas, marcado por duelos acesos e várias paragens, em que esteve a vencer antes de sofrer a igualdade.

Após o desaire de sexta-feira com o Japão (2-1), seleção que ocupa o 11.º lugar do ‘ranking’ da FIFA, num encontro também disputado no Estádio D. Afonso Henriques, Portugal adiantou-se no ‘marcador’ aos 50 minutos, por Telma Encarnação, mas viu Rachel Rowe fixar a igualdade aos 73, de fora da área, num jogo que valeu novo recorde de assistência em jogos da principal seleção feminina (11.055 espetadores).

Com uma equipa totalmente diferente da que alinhou frente às nipónicas, a equipa das ‘quinas’, 21.ª do ‘ranking’ da FIFA, sentiu dificuldades em lidar com a pressão e agressividade galesas nas disputas de bola e raramente se projetou para o ataque nos primeiros 20 minutos, embora mantendo a baliza a salvo.

Responsável por distribuir o jogo para as alas e para o eixo do ataque, Andreia Norton impôs-se no meio-campo a partir daí, e o perigo logo rondou a baliza adversária, com Ana Rute a atirar à trave, aos 21 minutos, e Telma Encarnação, isolada, a ver Gemma Evans intercetar um remate com ‘selo’ de golo, aos 23.

Foto: Vitória SC
Foto: Vitória SC
Foto: Vitória SC

Embora sem criar mais lances claros para marcar, Portugal continuou superior até ao intervalo e manteve o ascendente depois do reatamento, chegando ao golo num disparo ‘seco’ e rasteiro de Telma Encarnação, dianteira que trabalhou sobre Esther Morgan antes de rematar à entrada da área.

O jogo ‘caiu’ depois numa toada ‘morna’, com a bola a circular longe das balizas e a seleção de Francisco Neto a conter a reação do País de Gales, seleção no 31.º lugar do ‘ranking’ da FIFA, até ao momento em que Rachel Rowe, na ressaca de um alívio da defesa lusa, se projetou para a bola com ela no ar para a colocar junto ao poste inferior esquerdo.

No último quarto de hora, Portugal lançou-se para o ataque em busca do golo da vitória, mas com mais transpiração do que inspiração, apesar de ter obrigado a guarda-redes Olívia Clark a intervir por duas vezes, num cabeceamento de Vanessa Marques, aos 85 minutos, e de Ana Dias, aos 90+2.

Os dois jogos particulares disputados em Guimarães enquadram-se na preparação para o mundial de 2023, o primeiro em que Portugal vai participar, que se realiza entre 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia.

Ficha de jogo

Jogo disputado no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Portugal – País de Gales, 1-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Telma Encarnação, 50 minutos.

1-1, Rachel Rowe, 73.

Equipas:

– Portugal: Patrícia Morais, Catarina Amado, Sílvia Rebelo, Diana Gomes, Lúcia Alves (Ana Borges, 30), Fátima Pinto, Andreia Norton (Vanessa Marques, 67), Ana Rute (Tatiana Pinto, 57), Francisca Nazareth (Diana Silva, 73), Telma Encarnação (Ana Dias, 67) e Carolina Mendes (Jéssica Silva, 57).

(Suplentes: Inês Pereira, Rute Costa, Ana Borges, Ana Seiça, Carole Costa, Joana Marchão, Dolores Silva, Andreia Jacinto, Vanessa Marques, Tatiana Pinto, Ana Dias, Diana Silva, Ana Capeta e Jéssica Silva).

Treinador: Francisco Neto.

– País de Gales: Olívia Clark, Rhiannon Roberts, Hayley Ladd, Gemma Evans, Esther Morgan, Angharad James, Sophie Ingle, Jess Fishlock, Ceri Holland, Rachel Rowe (Ffion Morgan, 86) e Hannah Cain.

(Suplentes: Laura O’Sullivan, Safia Middleton-Patel, Ella Powell, Anna Filbey, Ffion Morgan, Chloe Williams, Josie Green, Alice Griffiths, Charlie Estcourt, Georgia Walters, Megan Wynne e Elise Hughes).

Treinador: Gemma Grainger.

Árbitro: Deborah Anex (Suíça).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Sophie Ingle (41 e 90+4) e Fátima Pinto (89). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Sophie Ingle (90+4).

Assistência: 11.055 espetadores.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Os números do Euromilhões

Próximo Artigo

Liga de Futebol abriu inscrições para curso de Delegado

Artigos Relacionados
x