Seguir o O MINHO

País

Portugal é o quarto país mais seguro do mundo

Ranking

em

Foto: DR / Arquivo

Portugal é o quarto país mais seguro do mundo, segundo o ranking anual do Instituto de Economia e Paz (IEP), atrás da Islândia, Nova Zelândia e Dinamarca. Em relação ao ano passado, o país caiu uma posição.

O relatório “Global Peace Index” classificou 163 estados e territórios independentes, no qual Portugal surge em 4.º lugar. É o segundo país da União Europeia a alcançar o top 5 do ranking.

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, referiu que “Portugal ser considerado um dos países mais seguros do mundo é um ativo para a qualidade de vida dos portugueses”.

O governante considera que é uma competitiva face a outros países, pois “a questão da segurança está muito longe de ser uma questão estritamente policial, a segurança é hoje um fator decisivo para a captação de investimento, para a captação dos turistas que esperamos voltar a ter, para o reforço da imagem global do país”.

Eduardo Cabrita acrescentou que “Portugal registou, em 2020, os indicadores mais baixos de criminalidade desde que existe o atual modelo de registo e é importante recordar que isso foi conseguido num ano tão difícil como este de pandemia que, em muitos países, contribuiu para o aumento da conflitualidade e para o aumento de algumas formas de criminalidade”.

Os resultados deste índice mostram que no ano de 2021 o nível médio de paz desceu, sendo a nona vez que tal aconteceu nos últimos treze anos.

Oitenta e sete países melhoraram as suas posições e 73 caíram, devido aos vários conflitos e crises da década passada, às consequências da pandemia de covid-19 e às tensões crescentes entre as principais potências do mundo.

O primeiro lugar do ranking é ocupado pela Islândia, que é um dos países mais pacíficos desde 2008. A Europa mantém-se como o continente mais pacífico do mundo, tendo oitos dos dez países mais pacíficos (Islândia, Dinamarca, Portugal, Eslovénia, Áustria, Suíça, Irlanda e República Checa).

Populares