Portugal e Cabo Verde realizam VII Cimeira bilateral segunda e terça-feira em Lisboa

Juntando os primeiros-ministros e 15 ministros dos dois governos
Foto: Lusa

A VII Cimeira bilateral Portugal-Cabo Verde vai realizar-se na segunda e terça-feira, em Lisboa, juntando os primeiros-ministros dos dois países e 15 ministros dos dois governos, sendo acompanhada de um fórum económico entre os dois países.

De acordo com informação divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro português, a cimeira arrancará na segunda-feira à tarde com encontros bilaterais, em reuniões fechadas à comunicação social, e em que estarão envolvidos oito ministros do XXI Governo Constitucional e sete do executivo cabo-verdiano.

Do lado português, participam o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, o ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, a ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, a ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, o ministro da Economia, Pedro Reis, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho, e a ministra do Ambiente e Energia, Graça Carvalho.

Na terça-feira de manhã, o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia da Silva, terá um encontro a sós com o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, seguindo depois para o Palácio das Necessidades, onde decorrerão os trabalhos da VII Cimeira.

No final, serão assinados os instrumentos bilaterais acordados na reunião, cerimónia a que se seguirá uma conferência de imprensa dos dois chefes de Governo.

Montenegro oferece depois um almoço a Ulisses Correia da Silva e os dois primeiros-ministros intervêm, à tarde, na cerimónia de encerramento do Fórum Económico Portugal-Cabo Verde, que decorre num hotel em Lisboa.

Esta cimeira foi anunciada durante a visita do primeiro-ministro português a Cabo Verde, em abril do ano passado, e tinha ficado inicialmente marcada para 19 de novembro, mas acabou adiada para janeiro devido à deslocação de Luís Montenegro ao Brasil para participar como país convidado na reunião de chefes de Estado e do Governo do G20, no Rio de Janeiro.

A VI Cimeira bilateral entre os dois países realizou-se em março de 2022 em Cabo Verde e resultou na assinatura entre os dois países do Programa Estratégico de Cooperação 2022-2026, com seis eixos temáticos e um valor de cerca de 95 milhões de euros, além de cinco instrumentos bilaterais.

Esta será a sétima cimeira bilateral desde a assinatura do Tratado de Amizade e de Cooperação entre Portugal e Cabo Verde em 2010.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados