Portugal defronta Itália em busca do acesso às meias-finais

Futebol
Portugal defronta itália em busca do acesso às meias-finais

A seleção portuguesa de futebol de sub-21 retoma hoje a participação no campeonato da Europa da categoria, ao defrontar a Itália nos quartos de final, em Ljubljana, dois meses após ter ultrapassado a fase de grupos com distinção.

Finalista vencida em 1994 e 2015 e ausente da edição de 2019, a formação de Rui Jorge tem os 23 atletas convocados disponíveis para o jogo com os transalpinos, que foram segundos colocados no Grupo B, com cinco pontos, dois abaixo da campeã Espanha.

Portugal venceu a ‘poule’ D, com nove pontos, graças a um ‘pleno’ de vitórias em março sobre Croácia (1-0), Inglaterra (2-0) e Suíça (3-0), e volta à Eslovénia com 10 campeões europeus sub-17, dos quais cinco venceram há quase três anos o título de sub-19.

Os lusos arrebataram esse cetro em solo finlandês precisamente frente à Itália (4-3, após prolongamento), que também era liderada por Paolo Nicolato, atual selecionador dos sub-21 e responsável técnico pelo quarto lugar da ‘gli azzurrini’ no Mundial2019 de sub-20.

Apesar dessa memória, Portugal nunca derrotou a Itália em fases finais de Europeus de sub-21 – três empates e duas derrotas – e teve de dispensar no início do estágio Thierry Correia e Francisco Trincão por causa do novo coronavírus, que provoca a covid-19.

Abdu Conté e Filipe Soares foram chamados para os respetivos lugares, num lote que também integrou Jota e Rafael Leão, ausentes por lesão em março, e viu Romário Baró render Pedro Gonçalves, chamado à seleção principal para a fase final do Euro2020.

O vencedor do jogo entre Portugal e Itália, que arranca às 21:00 (20:00 em Lisboa), no Estádio Stozice, em Ljubljana, com arbitragem do francês François Letexier, encontrará nas meias-finais Espanha ou Croácia, que se defrontam três horas antes em Maribor.

Já os embates entre Países Baixos e França (17:00 em Lisboa, em Budapeste) e da Dinamarca com a Alemanha (20:00 em Lisboa, em Székesfehérvár) vão decorrer em território húngaro, numa luta pelas outras duas vagas nas meias-finais, aprazadas para quinta-feira.

Portugal procura um inédito título à oitava presença na fase final de um Europeu de sub-21, que tem decorrido na Hungria e Eslovénia num formato desfasado, devido ao adiamento para este ano do Euro2020, motivado pela pandemia de covid-19.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Portugal retoma preparação depois da folga ainda com cinco ausentes

Portugal retoma preparação depois da folga ainda com cinco ausentes

Próximo Artigo
Proprietários têm até hoje para pagar 1. ª prestação ou totalidade do imi

Proprietários têm até hoje para pagar 1.ª prestação ou totalidade do IMI

Artigos Relacionados