Futebol
Portugal continua a fugir à Rússia no sexto lugar do ‘ranking’ da UEFA
Competições europeias de futebol
em

Portugal voltou a fugir à Rússia e a reforçar o sexto lugar do ‘ranking’ da UEFA, após somar uma vitória e dois empates na quarta jornada da fase de grupos das competições europeias de futebol.
Após o 2-0 do FC Porto em Marselha, na quarta-feira, para a Liga dos Campeões, o Benfica (2-2 na casa do Rangers) e o Sporting de Braga (3-3 na receção ao Leicester) adicionaram hoje duas igualdades, na Liga Europa.
No total, as formações lusas somam sete vitórias, três empates e duas derrotas na fase de grupos, um registo muito superior ao dos russos, que, após quatro jornadas, ainda não conseguiram uma mísera vitória – oito derrotas e oito empates.
Para não variar, a quarta ronda foi negativa para os russos, com o Lokomotiv Moscovo (0-0 no reduto do Atlético Madrid) a somar o único ponto na ‘Champions’, já que Krasnodar (1-2 na receção ao Sevilha) e Zenit (1-3 na casa da Lazio) perderam.
Hoje, ao 16.º jogo na fase de grupos, o CSKA Moscovo jogou quase toda a segunda parte em superioridade numérica, mas não conseguiu melhor do que um ‘nulo’ na receção ao Feyenoord.
Com duas rondas por disputar na fase de grupos, o FC Porto está a um ponto dos ‘oitavos’ da ‘Champions’ e o Benfica e o Sporting de Braga a um triunfo dos 16 avos de final da Liga Europa, sendo que até perdendo todos os jogos devem seguir em frente.
O cenário dos russos é bem diferente, com Krasnodar e Zenit já ‘fora dos ‘oitavos’ e o Lokomotiv quase a seguir o mesmo caminho, com todos ainda na corrida à ‘descida’ à Liga Europa, prova da qual deve ser afastado o CSKA.
Em termos práticos, Portugal somou mais 0,8 pontos na ronda 4, passando de 43,549 para 44,349, enquanto os russos só acrescentaram 0,333, para um total de 37,882, começando a ficar com o sétimo posto em risco, já que a Holanda totaliza 35,800.
Os pontos que as equipas lusas somam (dois por vitória e um por empate) são divididos por cinco (0,4 por vitória e 0,2 por empate), enquanto os russos têm de dividir os seus por seis (0,333 por triunfo e 0,166 por igualdade).
Em 2021/22, Portugal já sabe que terá duas entradas diretas na ‘Champions’, mais uma na terceira pré-eliminatória, uma na Liga Europa e duas nas pré-eliminatórias da nova competição, a Liga Conferência Europa.
O campeão e o ‘vice’ da I Liga 2020/21 seguem para a fase de grupos da ‘Champions’ e o terceiro para a terceira pré-eliminatória, o vencedor da Taça de Portugal ruma à Liga Europa e o quarto e o quinto vão para a nova prova, entrando na terceira e segunda pré-eliminatórias, respetivamente.
Mantendo o sexto lugar no final da presente temporada, Portugal garante que este cenário se repetirá em 2022/23.
Leia Também
Eleitores surpreendidos com filas e confusão para votar antecipadamente
Portugal com encontro marcado com a França na ronda principal do Mundial de andebol
Portugal vence Marrocos e lidera grupo no Mundial de Andebol
Portugueses começam a votar este domingo e há 246 mil inscritos
Portugal procura frente a Marrocos somar a segunda vitória no Mundial de andebol
Portugal estreia-se no Mundial de andebol com vitória frente à Islândia
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

O Gil Vicente perdeu hoje em casa frente ao Marítimo por 0-1, em jogo a contar para a 14.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.
Os gilistas sofreram o golo da derrota nos instantes finais quando, aos 87 minutos, Lucas marcou para os insulares.
⚽ GOLO
Lucas Áfrico 87′
Liga NOS (#14) | Gil Vicente 0-1 Marítimo#LigaNOS #GVFCCSM pic.twitter.com/cpbTEM3bCI— VSPORTS (@vsports_pt) January 17, 2021
(em atualização)

Declarações dos treinadores após a vitória do Famalicão diante do Santa Clara, por 2-1, em jogo da 14.ª jornada da I Liga de futebol, realizado nos Açores.
João Pedro Sousa – treinador do FC Famalicão: “O jogo foi muito equilibrado, com poucas oportunidades de golo. Foi um jogo importante para nós, queríamos regressar rapidamente às vitórias, vínhamos de um ciclo muito negativo e, portanto, este jogo era muito importante.
Foi um jogo difícil, o jogo não foi muito bem jogado, devido também às condições do campo, o que foi pena, porque são duas equipas que gostam de praticar bom futebol e gostam de fazer bons espetáculos.
De facto, o jogo foi muito equilibrado, com poucas oportunidades de golo, quer para uma equipa quer para outra. Não posso deixar também de realçar a competência dos nossos golos, um de penálti e outro de livre direto.
O Santa Clara obrigou ao erro, pressionou a nossa saída na fase de construção e acabou por fazer um golo. Contudo, fizemos dois, não posso deixar de achar que foi um resultado justo”..

O Famalicão venceu hoje em casa do Santa Clara por 2-1, em jogo da 14.ª jornada da I Liga de futebol resultado que lhe permite subir ao 11.º lugar e fugir dos lugares de despromoção.
Os famalicenses, que se encontravas num dos lugares de descida no arranque da jornada e que não venciam há seis jogos para a Liga, adiantaram-se por intermédio de Jhonata Robert, aos 52 minutos, na conversão de uma grande penalidade, os açorianos responderam e igualaram através de um autogolo de Diogo Queirós, aos 70, mas os visitantes voltaram à vantagem aos 83, por intermédio de Lukovic.
Com este triunfo, o Famalicão saiu da zona de despromoção e saltou para o 11.º lugar, com 14 pontos, enquanto o Santa Clara ocupa o oitavo, com 15.
Reportagens da Semana


Eleitores em Braga preferem o frio ao perigo da pandemia
Eleições presidenciais 2021


Como a pandemia afeta pessoas com deficiência: “Sentimos falta de estar juntos”
Cercigui


Comércio de Braga prepara novo confinamento à espera de melhores dias
Lojistas esperam retoma ainda em 2021, mas aquém de anos anteriores
Populares
- AveHá 12 horas
Quatro feridos após rixa na via pública em Famalicão
- BragaHá 5 horas
Campanha de André Ventura junta 170 em jantar em Braga
- BarcelosHá 2 dias
Restaurante de Barcelos com cartazes a proibir entrada de chineses e comunistas
- Alto MinhoHá 1 dia
A rara beleza do lobo-ibérico na neve do Gerês (pela lente de Carlos Pontes)