Arquivo

Portugal com seis equipas rumo à nona vitória na Liga dos Campeões de hóquei

Portugal com seis equipas rumo à nona vitória na liga dos campeões de hóquei
Foto: DR / Arquivo

Portugal vai participar com seis equipas na estreia do formato de ‘final a 8’ na Liga dos Campeões de hóquei em patins, cuja 57.ª edição vai decorrer entre 04 e 07 de maio, em Viana do Castelo.

Depois de na época passada um diferendo entre os principais clubes europeus e a Federação europeia ter afetado a Liga Europeia, a prova ficou privada de algumas das equipas históricas, como as portuguesas Sporting, FC Porto, Benfica, Oliveirense e Óquei de Barcelos, as espanholas FC Barcelona, Noia, Liceo da Coruña e Réus ou os italianos do Forte dei Marmi.

Alegando desacordo com o formato da prova, cuja edição de 2021/22 foi decidida em ‘final a quatro’, disputada em Torres Novas, estes clubes afastaram-se e deixaram caminho aberto para que uma equipa de ‘segunda linha’ arrebatasse o troféu, neste caso os italianos do Trissino, que bateram na final os portugueses do Valongo.

Resolvido o diferendo, a competição volta a contar este ano com os ‘tubarões’ portugueses, tendo Portugal apurado para esta fase decisiva seis equipas, as cinco crónicas, mais o Valongo, contra apenas uma espanhola, o FC Barcelona, e uma italiana, o campeão em título Trissino.

Portugal tem desta forma uma boa oportunidade para que uma sua equipa venha a conquistar o principal troféu europeu de hóquei em patins, sendo de destacar nos quartos de final os dois embates entre equipas lusas, com o Benfica, vencedor do seu grupo, a defrontar o FC Porto, segundo do seu, e o Sporting a medir forças com o Valongo, finalista da última edição.

Claro dominador no palmarés, com 22 títulos conquistados, o FC Barcelona vai tentar contrariar a maioria lusa, iniciando a sua participação frente ao Óquei de Barcelos, enquanto a outra equipa ‘intrusa’, o Trissino, inicia a defesa do título diante da Oliveirense.

Nas meias-finais, ‘dragões’ ou ‘águias’ bater-se-ão com Óquei ou FC Barcelona, enquanto o Trissino ou a Oliveirense enfrentam o Valongo ou o Sporting.

A final, que poderá ser a quinta 100% lusa, depois dos embates Benfica-FC Porto (2012/13), Benfica-Oliveirense (2015/16) e Sporting-FC Porto (2018/19 e 2020/21), está marcada para domingo, pelas 15:00.

Entre os clubes portugueses, o Sporting foi o que conquistou mais títulos, num total de três (1976/77, 2018/19 e 2020/21), contra dois de FC Porto (1985/86 e 1989/90) e Benfica (2012/13 e 2015/16) e um de Óquei de Barcelos (1990/91).

Programa

QUARTOS DE FINAL

– Quinta-feira, 04 mai:

Benfica, Por – FC Porto, Por, 18:00

FC Barcelona, Esp – Óquei de Barcelos, Por, 21:00

– Sexta-feira, 05 mai:

Trissino, Ita – Oliveirense, Por, 18:00

Sporting, Por – Valongo, Por, 21:00

MEIAS-FINAIS

– Sábado, 06 mai:

Benfica, Por/FC Porto, Por – FC Barcelona, Esp/Óquei de Barcelos, Por, 15:00

Trissino, Ita/Oliveirense, Por – Sporting, Por/Valongo, Por, 18:00

FINAL

– Domingo, 07 mai:

Vencedores das meias-finais, 15:00

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ministro chega hoje a angola para preparar visita do primeiro-ministro em junho

Ministro chega hoje a Angola para preparar visita do primeiro-ministro em junho

Próximo Artigo
Mais de meio milhão de doentes aguardava em dezembro primeira consulta hospitalar

Mais de meio milhão de doentes aguardava em dezembro primeira consulta hospitalar

Artigos Relacionados