A equipa que representou Portugal na IChO, a maior competição internacional de Química, consegui o melhor resultado de sempre nas participações lusas, conquistando uma medalha de bronze e uma menção honrosa. Ana Armada, de Braga, é um dos quatro elementos da equipa.
A competição, cerca de 350 estudantes de mais de 87 países, decorreu durante os últimos 15 dias em Zurique, an Suíça, e reuniu alunos de nível secundário para participarem numa prova que consiste em dois exames de 5 horas — um práctico e um teórico.
Os tópicos excedem o programa do Ensino Secundário, o que requer uma preparação anual promovida pela Sociedade Portuguesa de Química, destaca aquela entidade em comunicado de imprensa.
A delegação portuguesa foi constituída por Ana Armada, do Colégio Dom Diogo de Sousa, também em Braga,, Miguel Gomes (Escola Secundária Lima-de-Faria), Simone Pinto (Colégio Luso-Francês) e Tiago Sousa (Escola Secundária São João do Estoril), selecionados através das Olimpíadas de Química.
Foram acompanhados pelos mentores Vasco Batista e João Pereira.
A entidade refere que Portugal atinge este ano o melhor resultado de sempre, o que só foi possível com o apoio da Universidade de Aveiro e do Colégio Internato dos Carvalhos.
Nestas preparações, estiveram envolvidos Alzira Rebelo, Avelino Silva, Carlos Silva, João Pereira, Ricardo Santos, Vasco Batista, Diana Pinto e Maria do Amparo Faustino.
A organização já está a preparar agora a participação na 27.ª Olimpíada Ibero-Americana de Química (Equador) e na 56.ª IChO (Arábia Saudita).