Portugal assina acordo com Zelensky com horizonte de dez anos

Anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje que o acordo que vai ser assinado na terça-feira na presença do Presidente da Ucrânia sistematiza todo o apoio prestado nos últimos dois anos e abrange os próximos dez.

“Foi concluído, há cerca de três semanas, o acordo político entre Portugal e a Ucrânia que é um acordo bilateral em todas as áreas em que cooperámos nestes dois anos”, disse Paulo Rangel em Bruxelas, no âmbito de uma reunião ministerial.

O acordo, assinado por ocasião da visita do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, inclui a “assistência humanitária, financeira, militar, política” no que diz respeito ao processo de integração na União Europeia.

“Recolhe todas as dimensões em que trabalhámos, mas de uma forma sistematizada e com um horizonte de dez anos”, acrescentou.

A assinatura “já estava pronta para a viagem anterior” de Zelensky, que foi cancelada na véspera por causa da deterioração da situação na região de Kharkiv, que já esteve sob controlo russo e que nas últimas semanas foi parcialmente reocupada pelas tropas de Moscovo.

O acordo bilateral começou a ser planeado depois da última cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), em julho do ano passado, em Vilnius (Lituânia), na altura ainda com o anterior Governo, e agrega toda a intervenção portuguesa junto das autoridades ucranianas desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro de 2022.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Julgado de Paz de Terras de Bouro passa a mediar divórcios e questões laborais

Próximo Artigo

Quase 98 mil eleitores inscritos em Portugal para voto antecipado nas europeias

Artigos Relacionados
x