Seguir o O MINHO

Futebol

FC Porto vence Taça de Portugal (e deixa Guimarães e Braga a festejar)

Com este resultado, Vitória está na Liga Conferência e Braga assegura Liga Europa

em

O FC Porto venceu este domingo a Taça de Portugal 2021/22, por 3-1, frente ao Tondela, permitindo assim que o Vitória SC consiga uma vaga na Liga Conferência da próxima temporada. Isto acontece porque o Porto tem dois apuramentos europeus, ‘Champions’, via campeonato e, agora, Liga Europa, via Taça de Portugal, mas apenas irá competir na Liga dos Campeões.

https://twitter.com/VitoriaSC1922/status/1528442040815697920

O SC Braga fica assim com o lugar na Liga Europa, graças a este resultado, uma vez que estava apenas apurado para a terceira pré-eliminatória da Liga Conferência. O Gil Vicente também é ‘puxado’ um lugar, passando a ocupar esta vaga deixada pelo Braga.

https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1528443933214363649

É que, em caso de vitória no jogo de hoje, o Tondela garantia apuramento para a Liga Europa, com o SC Braga (4.º classificado do campeonato) a ter de disputar a Liga Conferência, onde o Gil Vicente (5.º) já tem lugar seguro, mas também sobe da segunda para a terceira pré-eliminatória. Assim, ficou a ‘sobrar’ uma vaga nesta última competição, que será ocupada pelo sexto classificado desta temporada, o Vitória SC.

Quanto ao jogo de hoje, no Estádio Nacional, o avançado iraniano Taremi ‘bisou’, com golos aos 22 minutos, de penálti, e aos 74, falhando ainda nova grande penalidade aos 66, com Vítor Ferreira a apontar o outro tento do FC Porto, aos 52, enquanto Neto Borges anotou o golo do estreante Tondela, aos 73.

Com este troféu, os ‘dragões’ passam a somar 22 troféus da Taça de Portugal, mais um do que o Sporting, mas estão ainda longe do recordista Benfica, com 26, num dia em que Sérgio Conceição se tornou no primeiro treinador do FC Porto a conseguir a ‘dobradinha’ por duas vezes, depois de em 2019/20 ter cometido idêntica proeza.

Populares