Porto e Norte lamenta morte de Francisco Sampaio, dinamizador do turismo no Alto Minho

Óbito
Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo

O Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) lamentou hoje a morte do antigo presidente da Região de Turismo do Alto Minho (RTAM) Francisco Sampaio, lembrando-o como um “precursor na investigação e dinamização turística” daquele território.

“Francisco Sampaio ajudou a projetar além-fronteiras a região que tanto amava, fruto da sua dedicação, entusiasmo e competência, deixando um legado de profissionalismo que os atuais responsáveis pelo turismo na região têm a obrigação de honrar”, disse hoje Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, citado em comunicado.

Francisco Sampaio morreu hoje, aos 84 anos, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Viana do Castelo.

A entidade de turismo recordou que, recentemente, Francisco Sampaio foi agraciado em Viana do Castelo pelo Turismo do Porto e Norte e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, tendo sido atribuído o seu nome ao Centro de Congressos do Castelo Santiago da Barra, sede da TPNP.

Cidadão de Honra de Viana do Castelo desde 2004, Francisco Sampaio participou no processo de constituição da RTAM, organismo a que presidiu entre 1980 e 2009.

Francisco José Torres Sampaio nasceu em Barcelos, em 07 de junho de 1937. Exerceu funções docentes no ensino secundário, no Instituto Superior de Turismo e Empresas, foi membro da Comissão Instaladora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde foi professor e coordenador do curso superior de Turismo, e ainda presidente do conselho pedagógico.

Entre 1973 e 1979 presidiu à Junta de Turismo de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, onde residia.

Durante 40 anos organizou o cortejo histórico etnográfico das Festas de Nossa Senhora d’Agonia, tendo sido ainda fundador da Confraria dos Gastrónomos do Minho.

É autor de dezenas de títulos sobre temas de caráter histórico, arqueológico, turístico, etnográfico e gastronómico, e foi também colaborador de várias publicações do Alto Minho.

Francisco Sampaio é apontado ainda como um dos maiores conhecedores das tradições da Romaria d’Agonia, tendo até redigido a Declaração de Interesse para o Turismo da Romaria d’Agonia, entretanto aprovada.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados