A Janela Única Logística (JUL) do porto de Viana do Castelo vai entrar em funcionamento, na segunda-feira, num investimento de 5,1 milhões de euros, após quatro anos de trabalho com os vários intervenientes do setor marítimo-portuário.
Contactado pela Lusa, o presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), Nuno Araújo, referiu que “a JUL serve os propósitos fundamentais de funcionar como interligação intermodal na cadeia do transporte desde o nó porto [porto marítimo], facilitando e distribuindo as facilidades a todos os intervenientes na referida cadeia”.
Nuno Araújo referiu que aquela ferramenta garantirá “uma total visualização e integração em todas as operações que envolvem os portos nacionais, e dá cumprimento às iniciativas internacionais que se aplicam ao transporte marítimo, portos e intermodalidade, materializando, desta forma, o conceito de Plataforma Única Marítima”.
A JUL do porto de Viana do Castelo, num investimento de 5,1 milhões de euros, cofinanciado a fundo perdido pelo Compete 2020, em 85%, entra em funcionamento na segunda-feira, às 12:00, com a escala do primeiro navio abrangido pela nova ferramenta.
A implementação da Janela Única Logística “foi iniciada em 2018, com a realização de ‘workshops’ e sessões de formação, dirigidas aos utilizadores desta plataforma”.
Esta “nova geração da plataforma informática portuária é idêntica em todos os portos nacionais, incorporando as soluções que cada porto foi desenvolvendo individualmente, passando a ter novos módulos”.
Entre esses novos módulos consta o Cartão Único Portuário (CUP), as portarias rodoviária e ferroviária automáticas, transporte fluvial, solução de levantamento de contentores, de digitalização e OCR documental, de gestão de terminais não concessionados e de marinas e portos de recreio.
A “JUL foi criada e estabelecida, tendo por objetivo o aumento da eficiência das cadeias logísticas e as economias de escala entre os portos e os utilizadores, simplificando, harmonizando e desmaterializando procedimentos”.
Segundo nota enviada pela APDL, a nova ferramenta pretende “maximizar a utilização das infraestruturas nacionais para o transporte de mercadorias, potenciar a intermodalidade e a utilização de transportes com maior sustentabilidade ambiental e de servir como plataforma tecnológica de suporte aos portos secos”.
A “implementação da JUL – Janela Única Logística, prevista na Resolução do Conselho de Ministros n.º 175/2017, de 24 de novembro, que aprova a Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente — Horizonte 2026, está em linha com o Regulamento (UE) 2019/1239 do Parlamento Europeu e do Conselho de 20 junho de 2019 que estabelece um ambiente europeu de plataforma única para o setor marítimo”.
Aquele regulamento, “permite alargar a filosofia de Janela Única ao transporte ferroviário e rodoviário e à logística, permitindo dar resposta ao objetivo preconizado de partilha de informação e integração do transporte marítimo com a intermodalidade e os pontos de concentração de carga no ‘hinterland’ dos portos portugueses”, adianta a APDL.
Foram “estabelecidas as bases para a criação de um novo ambiente digital harmonizado nos Estados-Membros para receção de obrigações de declaração sempre que um navio entra ou sai de um porto”.