O comandante dos Bombeiros de Arcos de Valdevez, Filipe Guimarães, deixou este domingo um desabafo nas suas redes sociais depois de vários dias de combate intenso a incêndios naquele concelho.
“Que mal fizemos nós para merecer ser o alvo constante destes atentados à natureza, à vida e à dignidade de quem aqui vive?”, questionou, lamentando que exista quem queira ver o concelho “a arder” ou que esteja “revoltado com a vida”, aconselhando a que estes se mudem.
“Não pode haver lugar a esse tipo de destruição num Concelho com um património natural como o que temos, temos obrigação de cuidar do bem comum. Os Bombeiros de Arcos de Valdevez e os combatentes das forças de proteção civil não merecem isto”, acrescentou.
Filipe Guimarães recorda que os bombeiros estão “na linha da frente, de alma e coração, a servir uma população” que confiam “amar tanto esta terra” quanto quem combate os incêndios.
“Também somos humanos! Estamos exaustos, física e emocionalmente. É tempo de agir, de denunciar, de vigiar, de proteger. Esta terra é nossa. Esta luta é de todos”, apelou, afastando a possibilidade de a “apatia ou a maldade” vencerem.
“Arcos de Valdevez não arde sozinho… Arcos de Valdevez resiste com os seus! Aos que combatem: o nosso respeito. Aos que destroem: a nossa revolta”, concluiu.