O dérbi do Minho entre o Vitória SC e o SC Braga já está a aquecer fora de campo com a colocação de uma tarja polémica junto ao Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
“Por cada espanhol extinto o Minho fica mais limpo!”, pode ler-se na tarja, que tem a identificação BL (Bracara Legion, claque afeta ao SC Braga).
Entretanto, a direção do SC Braga já repudiou a colocação da tarja.
“Independentemente da autoria da tarja, que desconhece, não pode a Direção do SC Braga ignorar o peso da mensagem nela inscrita e o contexto em que surge, acentuados pelo local escolhido para a sua exposição, junto ao mural do antigo jogador Neno”, pode ler-se na nota da direção.
“Perante tão obsceno quadro, cabe à Direção denunciar publicamente um ato que instiga à violência e ao ódio e que é imperativo erradicar do futebol e do desporto. Isso mesmo foi reiterado pelo presidente da direção do SC Braga ao seu congénere do Vitória SC, num contacto mantido esta terça-feira e que sublinhou a censura absoluta a qualquer mensagem ou comportamento que se desvie da rivalidade sadia que, estamos convictos, deve e vai imperar antes, durante e no final do jogo do próximo domingo”, acrescenta.
A direção do SC Braga afirma ainda que “está certa de que a massa associativa do clube partilha e comunga destes princípios e que o foco dos adeptos está no apoio à equipa e na promoção de um espetáculo conforme com a história e os valores do SC Braga”.
Vitória SC e SC Braga defrontam-se no próximo domingo, pelas 20:30, em Guimarães, em jogo da 22.ª jornada da I Liga.