Seguir o O MINHO

País

Por cada 100 euros gastos em combustível, 60 são para o Estado

Economia

em

Foto: Ilustrativa / DR

Em média, a cada 100 euros gastos em combustível no nosso país, 60 são para os cofres do Estado. O cálculo é feito pela consultora Deloitte e foi citado pelo portal Polígrafo.

De acordo com a consultora, há dois tipos de impostos aplicados sobre o combustível: Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e o Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP). Se o primeiro é calculado através de uma taxa fixa de 23% mas com o valor do produto a oscilar, o segundo é fixo e incide em 0,67 cêntimos por cada litro de gasolina e 0,51 por litro de gasóleo.

A Deloitte refere que dos 1,54 euros que se paga atualmente a gasolina, 0,33  correspondem ao IVA e 0,67 ao ISP, ou seja, 61% do valor gasto em gasolina vai para o Estado. Já no gasóleo, a 1,46 euros por litro, 0,27 correspondem ao IVA e 0,51 ao ISP, totalizando 53% de impostos para o Estado.

Afonso Machado Arnaldo, fiscalista da Deloitte, em declarações ao Polígrafo, sublinhou que “com referência à União Europeia, Portugal tem a sétima taxa de IVA mais alta e o quinto ISP mais alto no gasóleo e o sexto ISP mais alto na gasolina”.

 

Populares