Foi rija a festa da Vaca das Cordas em Ponte de Lima, que decorre esta quarta-feira. No areal, a tradicional vaca andou solta, embora presa por cordas, e alguns populares chegaram a experimentar a adrenalina de um curto ‘voo’, conforme documentam as imagens partilhadas nas redes sociais.
- Anúncio -
Milhares de populares concentraram-se no centro da vila para ao final da tarde hoje, véspera do feriado de Corpo de Deus, para mais uma edição festa festividade.
Tradicionalmente a corrida começa na Rua do Arrabalde, seguindo em direção ao Largo da Matriz, onde o touro é preso ao gradeamento de ferro da janela da Torre dos Sinos para o tradicional “banho” de vinho tinto, lançado sobre os cornos e o lombo do animal, cumprindo-se também a tradição de dar três voltas rituais à Igreja Matriz.
A Vaca das Cordas continua nas ruas do centro histórico, indo depois para o areal, onde os mais corajosos tentam ‘fintar’ o animal.
Durante esta noite, como é hábito, a animação deverá tomar conta da zona histórica da vila.
Esta tradição remonta ao século XV, mas esteve ‘esquecida’ durante muito tempo, até que Alcino Dantas, popularmente conhecido como Taretas, na década de 30 do século passado, resolveu ressuscitar a tradição.